Campanha Nacional contra o Sarampo é prorrogada até 31 de outubro

Devem se vacinar a população de 6 meses a 49 anos de idade.
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde informa que considerando que a circulação do vírus do sarampo no Brasil se mantém ativa, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação contra o sarampo até 31 de outubro.

A principal medida de prevenção e controle é a vacinação. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma única pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via área ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, até 25 de julho, foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 estados, entre eles: Pará (4.713 casos – 64,6%); Rio de Janeiro (1.241 casos – 17%); São Paulo (721 casos – 9,9%); Paraná (305 casos – 4,2%); e Santa Catarina (111 casos – 1,5%).

O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus. Os estados do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos confirmados de sarampo, totalizando 7.091 (98,3%) casos. No momento, o país registra cinco óbitos por sarampo, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Os dados correspondem à Semana Epidemiológica (SE) de 1 a 30 de 2020 (até 25 de julho).

Frente a esse cenário e diante da necessidade de proteger a população contra o sarampo, no município de Registro as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta.

Dúvidas, ligar para a sua unidade de saúde de referência. Os telefones estão no site da Prefeitura neste link.

Não esqueça a carteirinha!