Quilombo Peropava recebe Ação Humanitária

Nesta quarta-feira (29) o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretarias de Estado, Instituto Butantan e Fundação Itesp promoveu ação humanitária na Comunidade Quilombola Peropava, no município de Registro.

Na ocasião, foram distribuídas 130 cestas básicas do Programa Alimento Solidário, 600 unidades de máscaras, 135 frascos de álcool em gel, 540 sabonetes e 150 cobertores do Programa Inverno Solidário. As cestas básicas e as máscaras foram divididas entre as 33 famílias de Peropava (em Registro), 12 de Biguazinho (em Miracatu) e 28 de Mandira (em Cananéia). Essas comunidades recebem assistência técnica e extensão rural da Fundação Itesp, que presta esse serviço para 1.445 famílias quilombolas em 36 comunidades localizadas em 14 municípios nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Sorocaba.

A ação contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bia Doria, da secretaria de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, do chefe de gabinete que responde pela diretoria executiva da Fundação Itesp, Marco Silva, do prefeito Gilson Fantin, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Registro, Maria Amélia Fantin, secretários municipais, assessores, representantes das comunidades e outras lideranças.

O prefeito Gilson Fantin e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Maria Amélia Fantin foram unânimes em reconhecer que o Governo de São Paulo tem dado atenção especial ao Vale do Ribeira e mesmo com a pandemia tem se esforçado para dar continuidade às ações que envolvem o projeto Vale do Futuro, seja no âmbito social como na saúde e infraestrutura.

Na ocasião, o Instituto Butantan realizou testagem de Covid-19 em cerca de 120 moradores da comunidade de Peropava. A ação seguiu todos os cuidados de acordo com os protocolos sanitários.