Início          Propostas          Proposta em Exibição

CRAS NO MEU BAIRRO

Setor: Assistência Social - Data da proposta: 25/07/2023

O presente projeto busca, implementar uma sistemática de intervenção nos territórios de abrangência do CRAS Central, no que se refere a Ações Comunitárias, de acordo com as orientações do MDS. AS ações Comunitárias: São ações de caráter coletivo, voltadas para a dinamização das relações no território. Possuem escopo maior que as oficinas com famílias, por mobilizar um número maior de participantes, e devem agregar diferentes grupos do território a partir do estabelecimento de um objetivo comum. (Orientações Técnicas do PAIF, p.37) As ações comunitárias, são espaços de disseminação de informações sobre direitos sociais, o que fortalece a comunidade que se apropria do conhecimento sobre a rede municipal, como propicia o protagonismo, oportunizando o fortalecimento dos vínculos daquele território socioespacial. Constituem objetivos das ações comunitárias do PAIF: promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária – por meio, principalmente, do estímulo à participação cidadã. Desta forma a realização das atividades buscam além de propiciar espaço de construção de conhecimento e fortalecimento da protagonismo e cidadania, ressignificar aquele território, muitas vezes vivido no contexto de segregação socio espacial, uma vez que, possui a oferta de serviços e lazer comprometidos.A Ação Comunitária será dividida em 03 etapas, sendo estas: pré-Evento, Evento e pós Evento.

A etapa 1- Pré-Ação Comunitária CRAS no Bairro destina-se ao levantamento de informações, demandas, desproteções identificadas pela rede de serviços que atendem aquela localidade, assim como identificação de espaços que possam sediar o evento; Nesta etapa ainda será realizado encaminhamento documental para os setores responsáveis, a fim de promover a instalação de infraestrutura necessária, como internet, agua, luz, abrigo, transito, entre outros que se fizerem necessários.

A etapa 2- Ação Comunitária CRAS no Bairro , consiste na realização da Ação Comunitária, em dia a ser definido pela equipe, provavelmente em um sábado, que possibilitará a participação da população, o evento ocorrerá nos períodos da manhã e tarde, com duração de 06 horas diária, em pelo menos 02 macro territórios. Será ofertados os seguintes serviços, podendo ser ampliado de acordo com interesse da Diretoria Geral de Assistência e ou da Prefeitura Municipal. 

A Etapa 03- Pós Ação Comunitária, se destina ao acompanhamento e intervenções com as famílias identificadas através da Ação, assim como visitas domiciliares e realização de parcerias com os equipamentos dos locais atendidos; Reunião da equipe participante e da rede para mensuração das informações colhidas e aplicação de instrumental de avaliação. Prestação de contas da Ação Comunitária.


Proposta Completa
VOTOS

13

Compartilhar: