Início Institucional

Histórico

A implantação do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Registro significa um grande avanço para os 15 municípios da região do Vale do Ribeira, abrangidos pela DIR XVII, pois prioriza a viabilização de mecanismos e a sistematização das informações que servirão de base para nortear políticas públicas de saúde do trabalhador.

Portanto, em nenhuma hipótese, o CEREST poderá assumir atividades que o caracterizem como porta de entrada do sistema de atenção. Este suporte deve se traduzir pela função de supervisão da rede de serviços do SUS - Sistema Único de Saúde, além de concretizar-se em práticas conjuntas de intervenção especializada, incluindo a vigilância e a formação de recursos humanos.

O que faz?

O CEREST de Registro compreende 15 municípios da área de abrangência da DIR VII, com uma população total estimada em 286.240 habitantes. Seus projetos são desenvolvidos visando a prevenção a acidentes e doenças ocupacionais, desta forma não realizando assistência.

Atualmente são realizados projetos no sentido de identificar e prevenir acidentes com agrotóxicos, já que a região é considerada a 4ª com mais incidência de acidentes desta natureza no Estado de São Paulo; também para identificar e prevenir acidentes com risco biológicos, já que entre janeiro de 2003 e agosto de 2005 foram registrados 109 acidentes deste tipo na região e quanto à prevenção de doenças ocupacionais em trabalhadoras domésticas, por constatar esta necessidade em pesquisa realizada no setor de fisioterapia municipal.

Quanto aos pacientes que recorrem ao CEREST é realizado o acolhimento, para prestar informações dos serviços realizados no local. Na área de educação em saúde o CEREST - Registro participa de Campanhas e Programas como a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, Curso de Sensibilização para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos e o Registro da Saúde I e II, fornecendo à população exames gratuitos e informação sobre a diabetes, hipertenção e obesidade.

Em relação a cursos de capacitação dos funcionários o CEREST promoveu o Curso de Sensibilização para Atenção Integra à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos/2005 e é parceiro no Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador a ser ministrado pela Equipe da Divisão de Vigilância Sanitária - DVST/CVS/São Paulo, voltado à Vigilância Epidemiológica da Região.

Além disse, o CEREST participa de diversos cursos de capacitação, realizados em diversos municípios do Estado. Para o desenvolvimento dos trabalhos o CEREST conta com a parceria da Vigilância Sanitária Regional e Municipal de Registro, Além de Futura parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizado Rural, em conjunto com o Sindicato Patronal Rural de Registro, por estes já ministrarem cursos voltados ao trabalho rural, inclusive um deles referente a agrotóxicos. Além disso, está sendo estudado um convênio com a UNESP - Universidade do Estado de São Paulo, que possui o curso de Ciências Agrárias.