CEREST PARTICIPA DE CURSO SOBRE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA
Início Notícias
Publicado em: 10/12/2018 12:17:50

O CEREST PARTICIPOU DO CURSO QUE OCORREU EM SÃO PAULO SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM ECOLOGIA HUMANA

O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), promoveu, de 26 a 30 de novembro, o primeiro encontro presencial com todas as turmas dos municípios paulistas que participaram do curso. A atividade encerrou o projeto de formação de profissionais para a área de Saúde do Trabalhador - aprovado em comissão bipartite -, que incluiu todos os municípios do Estado de São Paulo. O momento presencial contou com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos. Segundo Rita, pesquisadora e coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, no primeiro momento, o encontro contou com a participação de profissionais de 16 municípios do Estado de São Paulo; em seguida, com os profissionais de São Paulo capital; e, por fim, profissionais da Saúde dos outros municípios que compõem o Estado de São Paulo. Para a coordenadora do curso, a realização da formação globalizada na região propiciou a oportunidade de empoderar todo o Estado de São Paulo nas ações de saúde do trabalhador. O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana tem por objetivo qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Ele é destinado a profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e aos profissionais responsáveis pela coordenação de Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo. O curso é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho - Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Centro de Vigilância Sanitária (DVST-Cerest/CVS/SES/SP), visando à formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.