CEREST Registro atinge nota máxima no Programa Qualifica Cerest

O CEREST Registro conquistou a pontuação máxima do Programa Qualifica Cerest, com 165 pontos no monitoramento realizado em 2023 pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2020, o Qualifica Cerest  é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). É composto por indicadores relacionados às ações de vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador.

CEREST

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Registro é um órgão da área de vigilância Saúde do Trabalhador que abrange os 15 municípios do Vale do Ribeira.

O objetivo principal do trabalho do Cerest é prevenir e controlar os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho. Com a análise de dados referentes à saúde do trabalhador, é possível elaborar políticas públicas que interfiram na realidade local e reduzam esses índices na cidade.

METODOLOGIA

O monitoramento do Qualifica Cerest leva em conta vários indicadores e dados obtidos em sistemas nacionais de informação, bem como informações registradas em questionário específico, preenchido e enviado ao Ministério da Saúde.

As avaliações são quadrimestrais e englobam as ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador municipais e regionais de todo o Brasil e de seus processos de trabalho.

Essas avaliações têm como base os critérios utilizados no procedimento de cálculo da mensuração da meta de Saúde do Trabalhador do Plano Nacional de Saúde (PNS) – 2020/2023, especificamente o indicador "Percentual de Cerest municipais/regionais com atuação satisfatória".

CRITÉRIOS

O indicador é composto por nove critérios, cada um deles com fórmulas de cálculo e pontuações específicas. Ao analisar o desempenho dos Cerests, leva-se em consideração aspectos como a efetividade das ações realizadas, o alcance das metas propostas, a integração com outras instâncias do sistema de saúde, entre outros pontos relevantes para a promoção da saúde do trabalhador.

Essas avaliações quadrimestrais desempenham um papel fundamental no monitoramento e na melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Por meio delas, é possível identificar boas práticas, compartilhar conhecimentos e promover ajustes necessários, visando sempre aprimorar a qualidade da atenção à saúde do trabalhador em todo o território nacional.

" />

" />