RESULTADO DO PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA OS TRABALHADORES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST-REGISTRO
Início Notícias
Publicado em: 20/11/2020 15:42:01

Em março de 2018, dez novas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) foram incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). O total de 29 práticas no SUS deixa o Brasil como referência mundial para os sistemas de saúde em busca de cobertura universal. Desde 2006, promove-se a incorporação da Política Nacional de Práticas Integrativas PNPIC no sentido de transformar as práticas de cuidado, acolher e dar autonomia aos usuários, valorizar a integralidade, o protagonismo dos sujeitos e as diferentes racionalidades médicas com a proposta de qualificar o acesso e a resolutividade na Atenção Básica (AB). Existem atualmente 9.350 estabelecimentos de saúde no país ofertando 56% dos atendimentos individuais e coletivos em PICS nos municípios brasileiros, compondo 8.239 estabelecimentos na AB que ofertam PICS, distribuídos em 3.173 municípios, estando presente em 100% das capitais. Deste total de estabelecimentos, segundo o nível de atenção, 78% são da Atenção Básica. Nessa perspectiva, pesquisadores do Grupo de Pesquisa CUIDAR, da Universidade Federal de São Paulo, a equipe do CEREST-Registro e a Secretaria Municipal de Saúde de Registro se uniram para promover saúde e as Práticas Integrativas e Complementares como estratégia de cuidado para os trabalhadores da região do Vale do Ribeira. Para isso, o projeto buscou responder às seguintes questões: Qual a oferta de PICS na AB?; Quais desafios e possibilidades se apresentam ao ofertar essas práticas?; Qual o perfil dos profissionais de saúde que ofertam essas práticas na AB?; Qual a demanda dos trabalhadores em relação à essas práticas?; Quais os recursos de saúde utilizados na oferta dessa práticas na AB?; Como ordenar, a partir da AB, as ações e serviços de saúde com essas práticas? Clique aqui para ter acesso ao arquivo.