CEREST promove curso de formação de multiplicadores em Vigilância em Saúde do Trabalhador
Início Notícias
Publicado em: 20/2/2015 10:23:04

O CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) promoveu, na última semana de novembro, o Curso de formação de Multiplicadores de VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador). A qualificação visa preparar profissionais dos municípios da Região do Vale do Ribeira para inserirem dentre as Fiscalizações de Rotina uma visão voltada à Proteção dos Trabalhadores nos ambientes de Trabalho. O curso foi destinado para agentes do CEREST/Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), da Vigilância Sanitária, do Controle Social e outras instituições parceiras. O Prefeito Gilson Fantin enaltece a parceria entre o CEREST e o Governo Municipal. “Todas as atividades relacionadas à saúde do trabalhador são fundamentais e a Prefeitura de Registro sempre estará presente na busca pela preservação do bem-estar da população”. A Coordenadora do CEREST, Marlene Rocha, fez questão de dar as boas-vindas aos profissionais participantes do curso. “O papel de cada participante é essencial para a sociedade, principalmente por zelar pela proteção do meio ambiente, inclusive nas condições de trabalho”. O curso é realizado em duas etapas de 40 horas cada e organizado de comum acordo com as coordenações locais dos CEREST’s que participam do Projeto. Os profissionais, uma vez formados, passam a constituir um Banco de Multiplicadores, vinculados aos projetos, de modo a se tornarem referência para auxiliar na formação da Renast no território nacional. Participaram 9 municípios, sendo: Juquiá, Cajati, Registro, Iguape, Eldorado, Barra do Turvo, Jacupiranga, Ilha Comprida e Cananeia. Os Projetos de Capacitação de VISAT são desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (DIHS/ENSP/Fiocruz), em parceria com o CEREST-Registro.