Notícias

  29/04/2025

Dia D de Vacinação contra a Gripe será realizado no dia 10 de maio


O objetivo é aumentar a cobertura vacinal

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará em 10 de maio o Dia Nacional de Vacinação Contra a Influenza, dentro do Movimento Nacional pela Vacinação.

Todas a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município estarão abertas das 8h às 16h. O foco será a vacinação contra a gripe (influenza), mas também estarão disponíveis outras vacinas de rotina.

A vacinação contra a gripe é fundamental, especialmente no inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A vacina é segura e eficaz e a campanha tem como objetivo garantir a imunização dos grupos prioritários, reduzindo o impacto da doença no sistema de saúde.

No dia da vacinação, é necessário levar um documento oficial com foto, cartão do Sistema único de Saúde (SUS) comprovante de endereço (caso haja necessidade de atualização cadastral) e a Carteirinha de vacinação (obrigatória para crianças).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da adesão da população prioritária à campanha para garantir maior proteção individual e coletiva contra a influenza.

Grupos prioritários:

A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. O público alvo da campanha inclui criança de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos.

Também fazem parte outros grupos prioritários: puérperas; indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, população privada de liberdade,  jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Vale ressaltar, que os profissionais que fazem parte dos prioritários, devem comprovar vínculo com a instituição de trabalho e pacientes com comorbidades devem apresentar receita médica com motivo da indicação ou receita da medicação que utiliza.

Não se esqueça: Compareça a uma Unidade de Saúde mais próxima, com seus documentos e a carteirinha de vacinação!

Top