Notícias

  07/07/2023

Diretoria Geral de Assistência Social finaliza programação do Junho Violeta com diversas ações aos idosos


O público alvo destas ações foram os grupos de idosos acompanhados pelos CRAS dos territórios Vila Nova, Bloco B, Arapongal, Agrochá, Jardim Paulistano e Central, além do Centro de Convivência do Idoso – CCI.

A Diretoria Geral de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, por meio da equipe técnica do CREAS, realizou ao longo do mês de junho diversas ações informativas de prevenção e conscientização a respeito da data temática “Junho Violeta”, representada no dia 15/6, que trabalha a sensibilização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa.

Foram ministradas palestras sobre o tema, além de rodas de conversa, vídeos e documentários elucidativos, dinâmicas de grupo e muita troca de vivências entre todos os participantes. O público alvo destas ações foram os grupos de idosos acompanhados pelos CRAS dos territórios Vila Nova, Bloco B, Arapongal, Agrochá, Jardim Paulistano e Central, além do Centro de Convivência do Idoso – CCI.

Os grupos de idosos receberam diversas informações sobre direitos exclusivos adquiridos após os 60 anos de idade e sobre como solicitá-los. Também foram abordados os diversos tipos de violências a que pessoas nesta faixa etária estão sujeitas e os canais de denúncias que devem ser acionados. Também foram trabalhadas questões de qualidade de vida, conquistas, família e projetos, metas e sonhos que desejam realizar.

“Quando pensamos em pessoas idosas, temos sempre que nos lembrar que quase 15% da população brasileira encontra-se nesta faixa etária de 60 anos ou mais. Cuidar da pessoa idosa é cuidar da história, da sabedoria. Do passado, presente e do futuro de todos nós.”, explicou a Diretora Geral de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Denyse Siqueira.

No banco de dados do Cadastro Único constam 4.290 idosos domiciliados em Registro. Atualmente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado nas unidades do CRAS, atende 157 idosos.

Top