Notícias
Vacinação contra a gripe começa na próxima semana para grupos prioritários
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início oficialmente na segunda-feira, dia 7 de abril, à vacinação contra a Influenza. As doses do imunizante são destinadas aos grupos prioritários, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, de acordo com a demanda de cada unidade.
O vírus influenza circula durante todo o ano no Brasil, mas sua transmissão aumenta em algumas estações do ano. Na região sudeste, esse aumento ocorre nos meses entre o outono e inverno.
A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da adesão da população prioritária à campanha para garantir maior proteção contra a influenza e reduzir os impactos da doença na rede de saúde.
Grupos prioritários:
A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. O público alvo da campanha inclui criança de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos.
Também fazem parte outros grupos prioritários: puérperas; indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, população privada de liberdade, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Vale ressaltar, que os profissionais que fazem parte dos prioritários, devem comprovar vínculo com a instituição de trabalho e pacientes com comorbidades devem apresentar receita médica com motivo da indicação ou receita da medicação que utiliza.
Para se vacinar, compareça a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) portando documento com foto e carteirinha de vacinação (se tiver). A apresentação da carteirinha é obrigatória para as crianças.