Notícias
Novo Centro Operacional de Registro – C.O.R., inaugurado pela Prefeitura, será operado pela Polícia Militar
A instalação do C.O.R. é uma forma da Prefeitura de Registro, em parceria com a Polícia Militar, agir para conter o aumento no número de acidente no trânsito de Registro e fortalecer políticas públicas de segurança.
A população de Registro ganhou um grande aliado para segurança e educação no trânsito. Foi inaugurado na última terça-feira (22/8), na sede do 14º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Centro Operacional de Registro – C.O.R. O novo sistema, implantado pela Prefeitura, é o primeiro do Estado a ser operado por policiais militares, durante 24 horas por dia.
A instalação do C.O.R. é uma forma da Prefeitura de Registro, em parceria com a Polícia Militar, agir para conter o aumento de acidentes no trânsito. De acordo com o Infosiga SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo – considerando entre janeiro e julho de 2022 para o mesmo período em 2023, houve um aumento de 20% no número de acidente fatais no trânsito de Registro, passando de 8 para 10. No caso de acidentes não fatais, o índice fica ainda maior. No mesmo período, de janeiro a julho de 2022 foram registrados 117 sinistros. Já neste ano, em 2023, o número subiu para 161 casos, um aumento de 37% em relação ao ano passado.
“A nossa preocupação é com a segurança e a vida das pessoas, de todos no trânsito. Priorizamos a implantação de políticas públicas para impedir o avanço de acidentes e mortes. A vida está em primeiro lugar. Por esse motivo implementamos um novo sistema de segurança pública e educação no trânsito com a parceria da Polícia Militar que terá condição de atender qualquer ocorrência com mais qualidade. Todos que visitam Registro saberão que estarão mais seguros”, afirmou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota.
A área de cobertura do monitoramento abrange grande parte das regiões com maior circulação de pessoas e veículos no município (Centro, Agrochá, Arapongal, Serrote, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano, Vila Ribeirópolis). São 67 pontos com 99 câmeras, sendo: 46 modelo OCR (em inglês “Optical Character Recognition”) que significa Reconhecimento Óptico de Caracteres; 23 fixas; 20 speed dome (com zoom óptico e movimentação de 360°) e 10 semafóricas.
Os novos equipamentos proporcionarão mais segurança, controle e fiscalização em todos os acessos da cidade, desde as faixas de pedestres, semáforos e demais áreas de trânsito urbano. Todos as câmeras contam com LPR – Leitura de Placas Veiculares, que está integrado com o DETECTA, um sistema inteligente capaz de processar informações com celeridade e identificar qualquer veículo em situação ilegal ou suspeita registrado em seu banco de dados e o Alerta Brasil, que consiste no monitoramento de fluxo de veículos, gerido pela Polícia Rodoviária Federal – PRF.
O C.O.R., mesmo no período de testes, já apresentou resultados. No período de um ano, de Julho/22 a Julho/23, segundo informação da Polícia Militar, Registro tinha uma média 36 ocorrências de furto. Somente no mês de agosto, considerando apenas o período de testes do C.O.R., esse número caiu 50%, chegando a 18 ocorrências. “É uma ferramenta importante para a segurança de Registro e dos cidadãos do Vale do Ribeira que circulam por aqui. Essa considerável redução no número de furtos foi certamente devido ao novo monitoramento implantado”, afirmou o Coordenador Operacional do 14º BPM/I, Major PM William Costa.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Cássio Araújo de Freitas, o atendimento às ocorrências ganharão mais agilidade e qualidade. “O C.O.R. é uma ferramenta que permitirá aos polícias que estiverem em diligência, tenham o panorama completo da ocorrência, caso aconteça alguma eventualidade como a fuga dos envolvidos”.