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Prefeitura de Registro moderniza processos e garante mais eficiência na gestão pública
Várias iniciativas foram implementadas visando a economia de recursos, a transparência e a simplificação do atendimento ao munícipe.
A Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Fazenda e Orçamento, tem trabalhado para tornar os processos administrativos mais ágeis, econômicos e eficientes, beneficiando diretamente o município e seus cidadãos. Diversas ações foram implantadas com foco em economia de recursos, transparência e facilidade no atendimento ao cidadão.
O Diretor Geral de Fazenda e Orçamento, Octávio Forti Neto, destacou que os fluxos implementados refletem o compromisso da Prefeitura com a eficiência e transparência, considerando a fundamental gestão profissional e comprometida da equipe de finanças e de tributação do município. “Cada passo dado tem como objetivo melhorar a gestão pública e facilitar a vida do cidadão, além de garantir que os recursos do município sejam usados de forma responsável e eficiente. Com essas iniciativas, Registro se destaca como exemplo de gestão moderna e eficaz, beneficiando toda a população com uma administração pública mais ágil, econômica e acessível”, enfatizou.
Entre as principais melhorias realizadas, destacam-se:
FLUXO DE DESPESAS VIRTUAL
Dos 13 setores da Prefeitura, 9 já realizam todo o processo de empenho, liquidação e pagamento de forma digital. Isso significa menos papel, menos impressões e mais economia. Em apenas 12 meses, a virtualização de processos na prefeitura tem gerado uma economia de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos.
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO SEM PAPEL
Os processos de elaboração das peças orçamentárias, como LDO e LOA, além dos pedidos de suplementação e criação de fichas, agora seguem um fluxo digital, garantindo agilidade, transparência e organização.
PAGAMENTOS SIMPLIFICADOS
Os adiantamentos agora são feitos por depósito bancário ou PIX, reduzindo burocracia e tornando os pagamentos mais rápidos e seguros, substituindo o uso do cheque.
CONTROLE AUTOMATIZADO DE CONTAS PÚBLICAS
Contas de água e energia passaram a ser monitoradas por uma plataforma digital de Business Intelligence (BI), garantindo maior controle e eficiência nos pagamentos.
ATUALIZAÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO URBANO
O trabalho de atualização dos mapas urbanos resultará em uma previsão de receita de R$ 1,2 milhão em 2024, trazendo mais recursos para investir na cidade.
DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO ELETRÔNICO
Agora, contribuintes de pessoa jurídica e a Prefeitura podem se comunicar de forma digital, com envio de notificações, intimações e documentos fiscais. Essa inovação, a Prefeitura economiza R$ 41 mil anuais, além de tempo e deslocamento dos fiscais tributários.
CAMPANHAS PARA RECUPERAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA
Foram enviados 503 mil SMS e e-mails aos contribuintes em 2024, lembrando débitos em aberto ou próximos do vencimento, aumentando a arrecadação e facilitando o pagamento.
ATENDIMENTO FACILITADO AO CIDADÃO
Com novos canais como protocolo online, plataforma via web e WhatsApp, os cidadãos podem resolver suas demandas sem precisar ir até a Prefeitura. Além disso, serviços como emissão de boletos de IPTU, parcelamento da dívida ativa, envio de notas, abertura de empresas, entre outas ações estão disponíveis online.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
Com busca ativa focada em e-mails e celulares, foram realizados 3.600 atualizações cadastrais, garantindo um contato mais rápido e eficiente com os contribuintes.
MONITORAMENTO DA ARRECADAÇÃO DO ICMS
Um sistema específico foi implantado para acompanhar a arrecadação do ICMS, permitindo um melhor controle das receitas municipais e o monitoramento econômico do município.