4 de abril de 2023

Prefeitura fortalece parceria com Penitenciária de Registro com 2° Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda

A proposta do projeto visa a reintegração social de reeducandos, com palestras, atendimentos e emissão de documentos.

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota esteve presente na 2ª Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda, na última quinta-feira (30/3), na Penitenciária de Registro. A iniciativa é da Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

“Parabéns ao Diretor Penitenciário, Denikley Mota e a corporação com a organização do espaço e o compromisso com o processo de reintegração social. A unidade prisional de Registro realmente exerce o seu papel de dar oportunidades a quem em algum momento fez uma escolha errada, mas mostra que ainda é possível se transformar e retornar ao convívio na sociedade. Essa jornada é uma grande oportunidade aos reeducandos de receberem conhecimento das mais variadas áreas: saúde, espiritualidade, assistência jurídica, emprego, empreendedorismo e qualidade de vida”, destacou Nilton Hirota.

A Prefeitura de Registro contribuí nesse processo com a cessão de uma médica para cuidar da saúde dos presos. O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. O evento possibilita que em um único dia o reeducando consiga, por exemplo, regularizar seus documentos, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.

Estiveram presentes na cerimônia: Vereador, Beto; Juiz de Direito – Vara Execuções Criminais, Rafhael Ernane; Diretor Administrativo da Defensoria Pública de Registo, Denis Arteaga; Promotora de Justiça, Anna Rubia Nogueira; Grupo Regional de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Lilian Berti; Supervisor de Ensino, Carlos José Morais; Defensor Público de Registro, Menésio Cunha; Superintendente da Sabesp, Camila Luz; Delegado, Marcelo Freitas e o Supervisor da FUNAP, Adaylton Junior e o Assessor do Deputado Estadual Rui Alves, Rafa Freitas.