Notícias

  22/10/2024

Registro participa de reunião internacional no Peru por promover boas práticas no trânsito


A VII Reunião de Prefeitos por Municípios Saudáveis da Região das Américas será realizada em Cusco, no Peru, nos dias 24 e 25 de outubro.

O Prefeito Nilton Hirota foi convidado a participar da VII Reunião de Prefeitos por Municípios Saudáveis da Região das Américas, que será realizada em Cusco, no Peru, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento, cujo tema é “Fortalecer a governança local para a saúde e o bem-estar”, é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O encontro tem como objetivo apresentar experiências de autoridades locais, lideradas por prefeitos e outros atores, que assumiram compromissos para promover a saúde e o bem-estar, abordando de forma coletiva e intersetorial os determinantes sociais da saúde para reduzir as desigualdades em nível local.

Registro foi uma das duas cidades brasileiras convidadas a expor suas experiências, destacando a implantação do Boulevard-Rio na Rua João Batista Poci Junior e da ciclofaixa na Rua Joaquim Marques Alves. Essa ação foi liderada pela Diretoria Geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com a ONG Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen, por meio da Iniciativa “Mobilidade em Transformação”.

Além desse projeto, a Prefeitura de Registro vem adotando políticas públicas de Urbanismo Tático, com apoio técnico da Rede Ruas Completas, liderada pela WRI-World Resources Institute, nos seguintes locais: Rua José Antônio de Campos com a Av. Pref. Jonas Banks Leite, Rua José Antonio de Campos com Rua Cel.Jeremias Muniz, Rua Miguel Aby-Azar com Rua Félix Aby-Azar (próximo ao Rio) e Avenida Jesus Alves Costa com av. Franco Montoro (Jardim Paulistano).

O trabalho desenvolvido pela Diretoria Geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, com base no que dispõe o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), utilizando sinalização de Urbanismo Tático, como pintura, tachões e balizadores, foi recentemente incluído, em setembro de 2024, em uma portaria do SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito, como parte integrante do Guia de Boas Práticas em Segurança Viária.

Top