19 de junho de 2023

Registro se destaca como uma das cidades do Brasil mais rápidas no processo de abertura de empresa

De acordo com o Mapa de Empresas: Boletim 1° quadrimestre de 2023, o cidadão leva menos de um minuto para saber se o negócio pode ser aberto no local desejado.

De acordo com dados apresentados no Mapa de Empresas: Boletim 1° quadrimestre de 2023, emitido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Registro está entre as melhores cidades do País que se destacaram com o tempo de 1 minuto para Análise de Viabilidade de Endereço, no processo de abertura de empresas. Essa etapa é uma fase determinante, na qual o município informa ao empreendedor se a atividade econômica pretendida pode ou não ser exercida no local selecionado pelo mesmo.

O índice conquistado pelo Município é resultado de uma série de medidas de desburocratização na abertura de empresas, preconizado a partir da Lei de Liberdade Econômica 14.195/2021. Desta forma, o empresário consegue iniciar de forma legal o seu empreendimento. “Adotamos uma série de medidas, conforme o Plano de Governo do Prefeito Nilton Hirota, visando a modernização econômica e atração de investimento em um ambiente mais ágil e menos burocrático”, explicou o Diretor Geral de Fazenda e Orçamento, Octávio Forti Neto.

Para se ter uma ideia da melhoria alcançada, a média nacional, no item Análise de Viabilidade de Endereço, é de 13 horas, enquanto que em Registro não passa de 60 segundos. “O empresário necessita de informações assertivas para dar segmento em seu planejamento. Desta forma, com um processo otimizado de abertura de empresa, o empreendedor pode executar o seu plano de negócio com mais segurança”, esclareceu o Diretor do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Adailton Sousa.

INVESTIMENTO – Como forma de atrair mais investimento em Registro, desde o início de 2023, o Governo Municipal lançou o Programa Investe Registro. A iniciativa contempla uma série de ações que favorecem o ambiente de negócios no Município, por meio de leis, cartilha em três idiomas e uma séries de materiais sobre a cidade. Para saber todos os detalhes sobre os incentivos e benefícios fiscais e econômicos, acesse: https://registro.sp.gov.br/investeregistro/