Notícias
Saúde de Registro estabelece novo fluxo de pacientes com sintomas da dengue para evitar colapso no atendimento na UPA
Quando surgirem sintomas leves da dengue, é recomendado que os moradores busquem a Unidade de Saúde de seu bairro
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H Dr. Nelson Antônio Hirata está com sobrecarga no número de atendimento diários, principalmente em virtude do grande volume de pessoas que procuram o serviço com sintomas da dengue. Para resolver esse quadro, a Diretoria Geral de Saúde adotou um novo fluxo para facilitar a vida dos munícipes, permitindo que todas as Unidades de Saúde recebam pacientes com quadro de dengue, de segunda a sexta-feira.
“A UPA opera no seu limite máximo de capacidade. O nosso pacto com a entidade responsável pela gestão da unidade prevê 8 mil atendimentos por mês, cerca de 266 por dia. Para ter uma ideia do quanto estamos trabalhando sobrecarregados, considerando somente o mês de março, até o dia 20, já foram realizadas 13.101 consultas, com média de 655 por dia”, afirmou o Diretor Geral de Saúde, Edson Gauglitz.
Todo morador de Registro deve ir ao Posto de Saúde do seu bairro, caso apresente os seguintes sintomas: febre alta; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas na pele. Além disso, todo o protocolo clínico que prevê medicação endovenosa e também deve ser realizada nas Unidades de Saúde.
É importante destacar que o acolhimento na UPA permanece nos casos de sintomas mais graves como: dor abdominal intensa e persistente; vômitos frequentes; acúmulo de líquidos; sangramento nas mucosas e irritabilidade.
De acordo com o Diretor Técnico da Diretoria Geral de Saúde, Wagner Ciongoli, a reformulação do fluxo visa otimizar o sistema de atendimento, especialmente para os quadros de urgência e emergência. “A maioria das pessoas ficaram condicionadas a comparecer na UPA em busca de atendimento médico, mas neste momento de alta dos casos de dengue, reformulamos a dinâmica pensando no melhor dos pacientes e do grande número de pessoas com sintomas da dengue”.
SERVIÇO– Em caso de apresentação de sintomas leves da dengue, orienta-se que os munícipes procurem a Unidade de Saúde do seu bairro.