Turismo - Registro/SP - Sábado, 27 de Abril de 2024

Início  /

Cidade irmã – Nakatsugawa


A grande influência da colonização japonesa em Registro levou o Município a ganhar uma Cidade-Irmã no Japão. O interesse em assinar o convênio partiu do então prefeito de Nakatsugawa, Tamotsu Koike, que estava à procura de uma cidade brasileira para celebrar o acordo de cooperação com o objetivo de promover a integração entre os dois Países.

Em junho de 1980, após a aprovação da assembleia municipal de Nakatsugawa, o prefeito Koike e a esposa visitaram Registro e, em 4 de agosto do mesmo ano, foi assinada a ata de convênio. Desde então, a cada quatro anos uma comitiva formada pelo prefeito de Registro, empresários e integrantes do Rotary Clube visitam Nakatsugawa. Da mesma forma, uma comitiva da Cidade-Irmã vem a Registro para estreitar as relações e promover o intercâmbio cultural.

Nesses 40 anos de convênio, a comunidade de Nakatsugawa foi responsável por enviar diversos recursos ao município de Registro. Por meio dos Rotary Clubes das duas cidades, foram doados 40 mil dólares para a APAE (1998); 7,5 mil dólares para o Lar dos Velhinhos (compra de lavanderia – 2003); 25 mil dólares para equipamentos destinados ao Hospital São João (UTI Neonatal – 2008); 172 mil dólares para equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Regional de Pariquera-açu (2014); além de recursos para a CRIFF, AME, implantação do Memorial da Imigração Japonesa, construção da sede do Bunkyo e compra de taikôs (tambores japoneses).

Em diversas ocasiões, os irmãos japoneses colaboraram com as vítimas das enchentes no Rio Ribeira de Iguape, enviando recursos financeiros para minimizar as perdas materiais. E mais recentemente, recursos financeiros foram enviados para minimizar as dificuldades de algumas entidades no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus.

Situada na Província de Gifu, no centro do Japão, Nakatsugawa fica a 300km de Tóquio. Desenvolve-se através de um dos pontos da antiga Nakasendo, tendo como símbolo o Monte Ena. Nakatsugawa é conhecida como a cidade do kuri, uma castanha japonesa, e o kurikinton é um doce típico da cidade. A principal rua que começa na estação de Nakatsugawa foi denominada Avenida Registro.

Fotos: Acervo Bunkyo