Turismo - Registro/SP - Sábado, 20 de Abril de 2024

Início  /

Fundação e História


O primeiro núcleo de povoamento nasceu às margens do Rio Ribeira de Iguape, ainda no século XVII. Recebeu o nome de Registro, em razão da Coroa Portuguesa instalar ali, o Posto do Registro do Ouro, responsável por registrar todo ouro e demais produtos explorados no alto ribeira e nas imediações. A economia decadente com a escassez das lavras de ouro e, mais tarde, com declínio do segundo ciclo econômico, o ciclo do arroz, que teve o seu escoamento prejudicado em razão da abertura do Canal do Valo Grande, era necessário um projeto ousado para o seu desenvolvimento. Foi então que, no início do século XX, com a instalação da Companhia Ultramarina de Implementos S.A (KKKK- Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), autorizada a funcionar no Brasil, recebeu do governo brasileiro a doação de terras devolutas para que fossem distribuídas a imigrantes japoneses recém-chegados, era o início da colonização japonesa no Brasil. Mesmo com as dificuldades, sobretudo de escoamento da produção, os imigrantes conseguiram iniciar várias culturas para teste, notando que a diferença se faria com o junco, a banana e o chá preto, por melhor adaptação às condições da região.

Em 30 de novembro de 1944, o Distrito de Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se município. Conhecido como a “Capital do Vale” ou “Capital do Chá”, este município tornou-se oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, por ter sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria neste Estado. A cultura dos imigrantes japoneses passa a compor a Paisagem Cultural do município, unindo-se e, em muitos aspectos fundindo-se às culturas tradicionais dos Caiçaras, Quilombolas e Indígenas, transformando a região em lugar muito especial e repleto de experiências inesquecíveis.

LOCALIZAÇÃO:

Registro, com área de 722 Km², está localizado no Estado de São Paulo. Limita-se ao norte com o municÍpio de Juquiá, sul por Jacupiranga e Pariquera-Açu; a leste por Iguape e a Oeste por Eldorado e Sete Barras.

Registro tem acesso pela Rodovia Regis Bittencourt (BR 116); dista 187Km da cidade de São Paulo/SP, 170 Km de Sorocaba/SP, 182 Km de Santos/SP, 220 Km de Curitiba/PR e 260 Km de Campinas/SP. Outras Rodovias; a SP-139 liga Registro à cidade de São Miguel Arcanjo/SP e SP-127, à cidade de Itapetininga/SP. Registro conta com uma posição geográfica privilegiada: rota para as regiðes Sul/Sudeste do Brasil e para o mercado Comum do Cone Sul, o Mercosul.