Notícias
Vacinação da Febre Amarela será feita em áreas rurais de Registro e haverá reforço para toda a população
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal em locais mais vulneráveis, especialmente onde há maior risco de transmissão
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha contra a febre amarela em áreas rurais consideradas de risco. No dia 12/04, a equipe da ESF Votupoca estará disponível das 9h às 16h. Já no dia 26/04, o atendimento será na ESF Capinzal, no mesmo horário.
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal em locais mais vulneráveis, especialmente onde há maior risco de transmissão devido à presença de primatas não humanos suscetíveis à doença. Esses animais não transmitem a doença, mas são essenciais como indicadores para identificar a presença do vírus nessas regiões.
O objetivo da campanha é proteger a população, prevenindo disseminação do vírus e evitando mortes pela doença.
Doses da vacina disponíveis para todos os cidadãos:
Pessoas que receberam a dose fracionada da vacina anteriormente (2018) já podem receber a dose completa da vacina. Para isso, devem ir à Unidade de Saúde mais próxima, com um documento oficial com foto, e carteira de vacinação (se tiver).
Público-alvo:
A vacina contra a febre amarela está incluída no calendário básico de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos. Elas devem receber uma dose de reforço aos 4 anos de idade, enquanto a população acima de cinco anos não vacinada deve receber dose única. É necessário ter a caderneta de vacinação das crianças em mãos.
Pessoas com 60 anos ou mais devem passar por uma avaliação médica individualizada com a equipe de saúde local, considerando o risco de exposição ao vírus da doença e as condições clínicas do paciente.
Até o momento, o município de Registro não registrou casos de febre amarela neste ano, porém, é importante manter a prevenção pois outras regiões do estado de São Paulo já têm casos e óbitos confirmados da doença. A vacina é a maneira mais eficiente de evitar a febre amarela.