CRAM

Atendimento à Mulher Vítima
de Violência

Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM

O CRAM é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência, seja ela de qualquer natureza: agressão física, abuso sexual, ofensas, xingamentos, humilhações, manipulações, intimidações, destruição de documentos ou bens materiais, dentre outras.

É um serviço essencial para o programa de prevenção e enfrentamento à violência contra mulhercom o objetivo de prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Trata-se, portanto, de um espaço estratégico da política municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres, que desenvolve seu trabalho por meio de uma atuação articulada com os órgãos que integram a Rede de Atendimento – “DDM, PATRULHA MARIA DA PENHA, DEFENSORIA PÚBLICA, UBS’S, CRAS, CREAS, ESCOLAS, entre outros”.

Objetivos e princípios norteadores do CRAM
  1. Atender as necessidades da mulher em situação de violência:
    • O planejamento da intervenção deve integrar a Rede de Atendimento, assegurando assim que as ações atendam as necessidades integrais da mulher em situação de violência, como abrigo, serviços  de saúde, creche etc;
  • Articulação com demais profissionais do serviços da rede;
  • Defesa de direitos e Responsabilização do agressor e dos serviços;
    • Adotar posição clara de que não há justificativa para violência, condenando todos os tipos de violência contra as mulheres, uma vez que uma postura de neutralidade perpetua a violência;
  • Reconhecimento da Diversidade de Mulheres:
    • Avaliar o impacto de cada ação de acordo com as circunstâncias da mulher atendida, tais como: situação econômica, cultural, étnica, orientação sexual, dentre outras.
  • Evitar ações de intervenção que possam causar maior risco à mulher em situação de violência:
    • Estratégia de intervenção deve ser pautada pelo sigilo e equilíbrio entre padronização e a necessidade de respostas individualizadas.
    • O CRAM não realiza visita domiciliar, nem contato via ligação telefônica e/ou mensagens, acreditando que o contato direto com a mulher pode coloca-la em risco (a não ser que a mesma sinalize que aquele contato é seguro)
    • Cabe ressaltar que o serviço é ofertado para as mulheres e não homens autores de violência.
Atuação do CRAM

Para ser acompanhada pelo CRAM não é necessário prestar a queixa via realização do Boletim de Ocorrência e/ou medida protetiva, sair de sua residência ou mesmo se separar do companheiro(a) ou pessoa que comete a violência.

Atendimento social: objetiva fornecer orientações e promover a inserção da mulher atendida e de seus dependentes em programas de transferência de recursos, aos quais ela tenha direito e demais serviços que se fizerem necessários;

Atendimento psicológico: objetiva promover o resgate da autoestima da mulher e a resiliência da mulher atendida de forma a tratar possíveis sintomas de depressão e ansiedade crônica.

O CRAM trabalha na prevenção da violência via desenvolvimentos das campanhas contra a violência, reuniões, palestras com os grupos dos CRAS’S, Faculdade, Escola, Saúde, etc.

DADOS ESTATÍSTICOS
  • Desde de 2010, o CRAM já atendeu mais de 732 mulheres.
  • Em 2024 foram 110 mulheres atendidas, sendo que 66 foram novos casos.
  • Gerando 678 atendimentos.
  • B.Os recebidos: 134
Clique aqui e conheça o Fluxo de de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município de Registro.

CRAM - (13) 3821-7579
Horário de Atendimento
8h às 12h e das 13h30 às 17h30

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER LIGUE 180
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