CRAM
Atendimento à Mulher Vítima
de Violência
Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM
O CRAM é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência, seja ela de qualquer natureza: agressão física, abuso sexual, ofensas, xingamentos, humilhações, manipulações, intimidações, destruição de documentos ou bens materiais, dentre outras.
É um serviço essencial para o programa de prevenção e enfrentamento à violência contra mulhercom o objetivo de prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Trata-se, portanto, de um espaço estratégico da política municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres, que desenvolve seu trabalho por meio de uma atuação articulada com os órgãos que integram a Rede de Atendimento – “DDM, PATRULHA MARIA DA PENHA, DEFENSORIA PÚBLICA, UBS’S, CRAS, CREAS, ESCOLAS, entre outros”.
Objetivos e princípios norteadores do CRAM
- Atender as necessidades da mulher em situação de violência:
- O planejamento da intervenção deve integrar a Rede de Atendimento, assegurando assim que as ações atendam as necessidades integrais da mulher em situação de violência, como abrigo, serviços de saúde, creche etc;
- Articulação com demais profissionais do serviços da rede;
- Defesa de direitos e Responsabilização do agressor e dos serviços;
- Adotar posição clara de que não há justificativa para violência, condenando todos os tipos de violência contra as mulheres, uma vez que uma postura de neutralidade perpetua a violência;
- Reconhecimento da Diversidade de Mulheres:
- Avaliar o impacto de cada ação de acordo com as circunstâncias da mulher atendida, tais como: situação econômica, cultural, étnica, orientação sexual, dentre outras.
- Evitar ações de intervenção que possam causar maior risco à mulher em situação de violência:
- Estratégia de intervenção deve ser pautada pelo sigilo e equilíbrio entre padronização e a necessidade de respostas individualizadas.
- O CRAM não realiza visita domiciliar, nem contato via ligação telefônica e/ou mensagens, acreditando que o contato direto com a mulher pode coloca-la em risco (a não ser que a mesma sinalize que aquele contato é seguro)
- Cabe ressaltar que o serviço é ofertado para as mulheres e não homens autores de violência.
Atuação do CRAM
Para ser acompanhada pelo CRAM não é necessário prestar a queixa via realização do Boletim de Ocorrência e/ou medida protetiva, sair de sua residência ou mesmo se separar do companheiro(a) ou pessoa que comete a violência.
Atendimento social: objetiva fornecer orientações e promover a inserção da mulher atendida e de seus dependentes em programas de transferência de recursos, aos quais ela tenha direito e demais serviços que se fizerem necessários;
Atendimento psicológico: objetiva promover o resgate da autoestima da mulher e a resiliência da mulher atendida de forma a tratar possíveis sintomas de depressão e ansiedade crônica.
O CRAM trabalha na prevenção da violência via desenvolvimentos das campanhas contra a violência, reuniões, palestras com os grupos dos CRAS’S, Faculdade, Escola, Saúde, etc.
DADOS ESTATÍSTICOS
- Desde de 2010, o CRAM já atendeu mais de 732 mulheres.
- Em 2024 foram 110 mulheres atendidas, sendo que 66 foram novos casos.
- Gerando 678 atendimentos.
- B.Os recebidos: 134
CRAM - (13) 3821-7579
Horário de Atendimento
8h às 12h e das 13h30 às 17h30