Registro recebe comitiva da Cidade-Irmã Nakatsugawa nesta quinta-feira (2/11)
O Grupo, composto por 13 pessoas, também participará das cerimônias do 69º Tooro Nagashi.
Nesta quinta-feira (2/11), a cidade de Registro dará boas-vindas à Comitiva de Nakatsugawa, do Japão. Esse grupo, composto por 13 integrantes, é uma representação da cidade japonesa, coirmã de Registro, da qual possuem convênio há 43 anos, com o propósito de reforçar os laços e a comunicação entre Registro e Nakatsugawa.
A comitiva será composta pelo presidente do Convênio entre Nakatsugawa-Registro, esposa do presidente, vice-presidente, diretores, conselheiros, funcionários e associados. A recepção oficial será no Paço Municipal Prefeito Josino Silveira com a presença do Prefeito de Registro, Nilton Hirota; o Vice-prefeito, Ton Adorno, o Presidente da Câmara, Heitor Sansão, os diretores gerais da Prefeitura, Edson Endo e Rafael Morais.
Para Nilton Hirota, a vinda da comitiva é uma forma de celebrar a trajetória dessa parceria e fortalecer ainda mais a relação diplomática entre o Brasil e o Japão. “Nossa cidade se sente honrada em dar as boas-vindas à Comitiva de Nakatsugawa, uma demonstração vívida do nosso compromisso duradouro e da amizade sólida que compartilhamos há mais de 40 anos com nossos amigos japoneses. Estamos ansiosos para celebrar essa trajetória de sucesso”.
A agenda do grupo segue com a programação da 69ª edição do Tooro Nagashi de Registro. Está prevista a visita da comitiva na Cerimônia Inter-religiosa, no Monumento às Almas e, no dia seguinte (3/11), o grupo participará de um jantar comemorativo com uma série de homenagens.
Segundo o Presidente da Associação das Cidades-irmãs Registro Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi, a visita da comitiva enriquecerá ainda mais a tradição e a herança cultural que as duas cidades compartilham. “O Tooro Nagashi de Registro é um evento significativo para nossa comunidade e, este ano, a presença da Comitiva de Nakatsugawa enriquecerá de forma muito especial, unindo nossas tradições e celebrando nossa união. Esta visita é uma prova tangível de nosso compromisso contínuo de fortalecer os laços entre nossas comunidades e promover a compreensão intercultural.”
INTEGRANTES
A comitiva deste ano é composta por: Jun Sugimoto (Presidente Assoc. Cidades-Irmãs), Yoko Sugimoto (Esposa do Presidente); Kohei Yoshimura (Presidente da Câmara Municipal); Taiichiro Mio (Vice-pres. Assoc. Cidades-Irmãs); Koki Yoshikawa (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Teruhide Ogiso (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Kazuhiko Itazu (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Hiroki Arumi (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Satoshi Shibata (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Junji Watanabe (Conselheiro Assoc. Cidades-Irmãs); Yoshiyuki Matsui (Diretor Dep. Esporte e Cultura); Takumi Nishio (Diretor Dep. Educação e Esporte) e Tetsunori Okamoto (Funcionário Dep. Educação e Esporte).
SOBRE O CONVÊNIO
A forte influência da colonização japonesa em Registro resultou na criação de um laço de Cidade-Irmã no Japão. A iniciativa de estabelecer essa parceria surgiu do então prefeito de Nakatsugawa, Tamotsu Koike, que buscava uma cidade brasileira para celebrar um acordo de cooperação, com o objetivo de fomentar a integração entre os dois países.
Em junho de 1980, após a aprovação da assembleia municipal de Nakatsugawa, o prefeito Koike e sua esposa visitaram Registro. No dia 4 de agosto do mesmo ano, a ata de convênio foi oficialmente assinada. Desde então, a cada cinco anos, uma delegação composta pelo prefeito de Registro, empresários e membros do Rotary Clube viaja a Nakatsugawa. Da mesma forma, uma comitiva da Cidade-Irmã visita Registro, fortalecendo os laços e promovendo o intercâmbio cultural.
Ao longo dessas quatro décadas de parceria, a comunidade de Nakatsugawa desempenhou um papel fundamental ao enviar recursos que tiveram um impacto significativo na manutenção e aprimoramento de várias instituições em Registro, tais como o Hospital São João, a Casa da Criança Futuro Feliz (CRIFF), a APAE, o Apoio ao Menor Esperança (AME), o Lar dos Velhinhos, e até mesmo o Hospital Regional de Pariquera-Açu. Além disso, o Rotary Clube desempenhou um papel crucial ao fornecer equipamentos, incluindo aqueles destinados à UTI Neonatal para o Hospital Regional de Pariquera-Açu.
VEJA MAIS
Prefeitura de Registro inaugura unidade do programa Cozinhalimento no CRAS Nosso Teto
Festival da Cidade celebra os 79 anos de Registro com programação especial gratuita
Registro recebe 1ª Parada do orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival +Diversidade
Escola de Judô Mauro Sakai fica em 3º lugar no Torneio Toraichiro Suzuki
Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública