31 de outubro de 2023

Registro recebe comitiva da Cidade-Irmã Nakatsugawa nesta quinta-feira (2/11)

O Grupo, composto por 13 pessoas, também participará das cerimônias do 69º Tooro Nagashi.

Nesta quinta-feira (2/11), a cidade de Registro dará boas-vindas à Comitiva de Nakatsugawa, do Japão. Esse grupo, composto por 13 integrantes, é uma representação da cidade japonesa, coirmã de Registro, da qual possuem convênio há 43 anos, com o propósito de reforçar os laços e a comunicação entre Registro e Nakatsugawa.

A comitiva será composta pelo presidente do Convênio entre Nakatsugawa-Registro, esposa do presidente, vice-presidente, diretores, conselheiros, funcionários e associados. A recepção oficial será no Paço Municipal Prefeito Josino Silveira com a presença do Prefeito de Registro, Nilton Hirota; o Vice-prefeito, Ton Adorno, o Presidente da Câmara, Heitor Sansão, os diretores gerais da Prefeitura, Edson Endo e Rafael Morais.

Para Nilton Hirota, a vinda da comitiva é uma forma de celebrar a trajetória dessa parceria e fortalecer ainda mais a relação diplomática entre o Brasil e o Japão. “Nossa cidade se sente honrada em dar as boas-vindas à Comitiva de Nakatsugawa, uma demonstração vívida do nosso compromisso duradouro e da amizade sólida que compartilhamos há mais de 40 anos com nossos amigos japoneses. Estamos ansiosos para celebrar essa trajetória de sucesso”.

A agenda do grupo segue com a programação da 69ª edição do Tooro Nagashi de Registro. Está prevista a visita da comitiva na Cerimônia Inter-religiosa, no Monumento às Almas e, no dia seguinte (3/11), o grupo participará de um jantar comemorativo com uma série de homenagens.

Segundo o Presidente da Associação das Cidades-irmãs Registro Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi, a visita da comitiva enriquecerá ainda mais a tradição e a herança cultural que as duas cidades compartilham. “O Tooro Nagashi de Registro é um evento significativo para nossa comunidade e, este ano, a presença da Comitiva de Nakatsugawa enriquecerá de forma muito especial, unindo nossas tradições e celebrando nossa união. Esta visita é uma prova tangível de nosso compromisso contínuo de fortalecer os laços entre nossas comunidades e promover a compreensão intercultural.”

INTEGRANTES
A comitiva deste ano é composta por: Jun Sugimoto (Presidente Assoc. Cidades-Irmãs), Yoko Sugimoto (Esposa do Presidente); Kohei Yoshimura (Presidente da Câmara Municipal); Taiichiro Mio (Vice-pres. Assoc. Cidades-Irmãs); Koki Yoshikawa (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Teruhide Ogiso (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Kazuhiko Itazu (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Hiroki Arumi (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Satoshi Shibata (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Junji Watanabe (Conselheiro Assoc. Cidades-Irmãs); Yoshiyuki Matsui (Diretor Dep. Esporte e Cultura); Takumi Nishio (Diretor Dep. Educação e Esporte) e Tetsunori Okamoto (Funcionário Dep. Educação e Esporte).

SOBRE O CONVÊNIO
A forte influência da colonização japonesa em Registro resultou na criação de um laço de Cidade-Irmã no Japão. A iniciativa de estabelecer essa parceria surgiu do então prefeito de Nakatsugawa, Tamotsu Koike, que buscava uma cidade brasileira para celebrar um acordo de cooperação, com o objetivo de fomentar a integração entre os dois países.

Em junho de 1980, após a aprovação da assembleia municipal de Nakatsugawa, o prefeito Koike e sua esposa visitaram Registro. No dia 4 de agosto do mesmo ano, a ata de convênio foi oficialmente assinada. Desde então, a cada cinco anos, uma delegação composta pelo prefeito de Registro, empresários e membros do Rotary Clube viaja a Nakatsugawa. Da mesma forma, uma comitiva da Cidade-Irmã visita Registro, fortalecendo os laços e promovendo o intercâmbio cultural.

Ao longo dessas quatro décadas de parceria, a comunidade de Nakatsugawa desempenhou um papel fundamental ao enviar recursos que tiveram um impacto significativo na manutenção e aprimoramento de várias instituições em Registro, tais como o Hospital São João, a Casa da Criança Futuro Feliz (CRIFF), a APAE, o Apoio ao Menor Esperança (AME), o Lar dos Velhinhos, e até mesmo o Hospital Regional de Pariquera-Açu. Além disso, o Rotary Clube desempenhou um papel crucial ao fornecer equipamentos, incluindo aqueles destinados à UTI Neonatal para o Hospital Regional de Pariquera-Açu.