15 de março de 2023

2º Encontro Cervejeiro amplia oportunidades de negócios e valoriza potencial do Vale do Ribeira

No concurso, pelo Jurí Técnico, a cerveja vencedora foi uma Fruit Beer, produzida pela Matsumi Beer, elaborada com a Palmeira Juçara, típica da nossa região e pelo Júri Popular, a escolhida uma cerveja Hop Lager, da Breja 42.

Mais de 3 mil pessoas prestigiaram o 2º Encontro Cervejeiro, realizado no último final de semana (11 e 12/3), na Praça Beira-rio. Com uma programação repleta de atrações para todos os públicos, quem compareceu pôde apreciar gastronomia, artesanato, música de qualidade e claro, aquela cerveja artesanal produzida na região e com ingredientes do Vale do Ribeira.

“Conseguimos elevar a qualidade de forma considerável do primeiro para o segundo Encontro Cervejeiro. Entendemos que o evento é uma grande oportunidade de negócio para muitas pessoas que fazem parte dessa cadeia produtiva (produtores de lúpulo, cervejeiros artesanais e toda rede gastronômica de bares e restaurantes) em Registro e nossa região. A ideia é realmente fortalecer esse mercado e contribuir com a economia da nossa cidade”, afirmou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota.

O Encontro Cervejeiro deu evidência para a parte acadêmica, por meio de parcerias com grandes instituições de ensino como: Fatec Registro, SENAI, SENAC, SEBRAE, UNESP, Instituo Federal – Câmpus Registro, UNISEPE Educacional e UNIVR. “O Encontro Cervejeiro tem um propósito de mostrar para os diversos players que compõem o universo produtivo da cerveja que é possível gerar novas oportunidades, contribuindo para que todos estejam envolvidos de forma estruturada com: parte acadêmica, negócios, produção e ampliação de mercado”, destacou o Diretor Geral de Governo, Rafael Morais.

Uma das comprovações de que o Vale do Ribeira tem potencial para o mercado de cervejas artesanais foi o resultado obtido do Concurso Cervejeiro, que contou com o júri composto pelos produtores de cerveja: Otávio Nascimento, Guilherme Mendes de Mattos e Juliano Rezende, e o sommelier de cerveja, Daniel Bechara. Pelo Jurí Técnico, a vencedora foi uma Fruit Beer, produzida pela Matsumi Beer, elaborada com a Palmeira Juçara, típica da nossa região. Já pelo Júri Popular, a cerveja produzida pela Breja 42 foi a preferida dos degustadores que aprovaram uma cerveja Hop Lager. Ainda participaram os cervejeiros: Rafael Moreira que apresentou uma Hop Lager e o Rui Fernando que competiu com uma cerveja Weiss.

“Foi uma disputa muito acirrada, que mostrou o alto nível dos cervejeiros da nossa região e o grande potencial de mercado para a cadeia produtiva. Seguiremos buscando novos desafios ao lado do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e das instituições de ensino envolvidas para aprimorar ainda mais o formato do nosso encontro para que se torne uma referência no calendário de grandes eventos, incentivando o desenvolvimento do turismo também”, enfatizou o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio Bandeira.

GASTRONOMIA – O Encontro Cervejeiro quer fomentar a economia da cidade e por isso ampliou as oportunidades para comerciantes e empresários do Município. Uma das novidades dessa edição foi a implantação da Praça de Alimentação e o funcionamento do Mercado Municipal com produtos regionais.

O casal, Tatiane Lima e Gustavo Aguiar, proprietários da Blackstone Rock Burger hamburgueria artesanal, participou pela primeira vez do Encontro Cervejeiro. De acordo Tatiane, o espaço na Praça de Alimentação foi positivo. “Realmente foi uma grande experiência e oportunidade de negócios. Além de divulgar a empresa, foi um movimento acima do que foi planejado. Esse Encontro também foi uma oportunidade conhecer as cervejas artesanais da região, para que em breve, faça parte do nosso menu no atendimento presencial”.

Para a gastróloga, Eliane Nunes, da empresa Wahl – Sempre sua melhor escolha – que comercializa produtos típicos da região, é fundamental que a Prefeitura continue promovendo atividades que resultem em mais oportunidades. Dentre os produtos expostos, ela comercializou: palmito cristalizado, purê de palmito, nhoque de banana da terra, licor de cataia e hamburguer de palmito.

“O que o Encontro Cervejeiro me possibilitou vendas equivalente a quatro finais de semana na feira. Fiquei muito satisfeita e espero que tenham mais atividades com espaço para os produtores locais”, disse Eliane.

CULTURA – A programação cultural do 2º Encontro Cervejeiro foi uma atração à parte. Composta por artista locais, o encontro agradou a todos que curtem música de qualidade. Quem foi, viu as apresentações de Cica Sound System, Dogz, Denis Barba e Banda, Km 13, Hub, Vintage Pack, Brazilian Peppers, Riva Trio e Sol Roots. Ainda teve a participação do Motoclube Bananas do Asfalto e do pessoal do Encontro de Carros Antigos.

“Têm muitos artistas talentosos e sempre queremos mostrar o que Registro e o Vale do Ribeira tem de melhor. O Prefeito Nilton Hirota sempre dará prioridade para os artistas locais porque são excelentes cantores e o público será contemplado com grandes apresentações”, afirmou o Diretor Geral e Cultura, Turismo e Economia Criativa, Edson Endo.

O 2º Encontro Cervejeiro é uma realização da Prefeitura de Registro, com apoio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, e conta com o apoio da Fatec Registro, SENAI, SENAC, SEBRAE, UNESP, Instituo Federal – Câmpus Registro, UNISEPE Educacional, UNIVR, Aquário de Ideias, Acolina Qualifica, Beta Hops, Dá Gosto Ser do Ribeira e Azza.