Notícias

  14/09/2026

Defesa Civil de Registro intensifica ações de atendimento às famílias afetadas pelas enchentes


Equipes Municipais atuam nas áreas afetadas, com atendimento às famílias, monitoramento dos pontos de risco e acompanhamento da elevação do Rio Ribeira.

A Prefeitura de Registro, por meio da Defesa Civil Municipal, segue mobilizada no atendimento às famílias afetadas pelas enchentes provocadas pela elevação do nível do Rio Ribeira de Iguape. As equipes da Defesa Civil já estão em campo, prestando atendimento, realizando vistorias, acompanhando as áreas de risco e auxiliando as famílias atingidas.

De acordo com o levantamento atualizado nesta segunda-feira (14/09), 28 famílias estão desabrigadas, 11 estão desalojadas e 23 famílias estão ilhadas no município. As equipes municipais seguem acompanhando as ocorrências e atuando para garantir assistência e orientação à população afetada.

Entre as 28 famílias desabrigadas, 71 pessoas estão sendo atendidas, sendo 26 mulheres, 25 homens, 24 crianças e 6 adolescentes. As famílias estão recebendo o suporte necessário das equipes municipais, que permanecem mobilizadas para garantir atendimento, acolhimento e assistência durante o período de enchente.

Entre as famílias ilhadas, 9 estão na região de Baissununga, 8 em Guaviruva/Limoeiro e 6 em Jurumirim. Todas estão sendo atendidas e monitoradas pelas equipes da Defesa Civil.

Na área urbana, foram identificados pontos de alagamento e interdição no Jardim Valeri, Alay José Correa, Vila Nova, Nosso Teto, Vila São Francisco e Ribeirão de Registro.

Nas áreas rurais, as estradas Baissununga e Boa Vista Rio apresentam a maior parte dos trechos alagados e estão interditadas. Outros pontos das estradas Capinzal, Votupoca, do Ilzo Tesuka, do Raiazaki, do Chá Ribeira, Jurumirim/Laranjal, Socal, Ribeirão Vermelho da Mota, Ribeirão de Registro, Areias, Serrinha, do Lageado, do Indaiatuba, Cheia Grande e Ribeirão Branco das Palmeiras também apresentam alagamentos, com acesso permitido apenas com o uso de máquinas.

A Defesa Civil também registrou quedas de barreiras na Estrada da Bulha (Naia) e na Estrada do Dorival Koke. Os dois locais estão afetados, mas, até o momento, não há interdição das vias.

Acumulado de chuva e nível do Rio Ribeira

O município registrou 61,2 milímetros de chuva acumulada entre sexta-feira (11/09) e domingo (13/09). Na sexta-feira, foram registrados 18,8 mm; no sábado, 21,2 mm; e no domingo, mais 21,2 mm.

Até a tarde desta segunda-feira (14/09), foram registrados mais 15,0 mm de chuva, elevando o acumulado do período para 76,2 milímetros.

O volume de chuva acumulado contribui para a elevação do nível do Rio Ribeira de Iguape, que está em 5,03 metros metros. A previsão é de que o rio continue subindo, podendo atingir 5,5 metros nesta terça-feira (15/09), de acordo com informações da SP Águas – Agência de Águas do Estado de São Paulo.

Diante do cenário, a Prefeitura de Registro mantém as equipes mobilizadas para o monitoramento permanente das áreas afetadas, atendimento às famílias e orientação dos moradores, especialmente aqueles que vivem em regiões próximas às margens do rio e demais áreas de risco.

Canal oficial de comunicação e atendimento

A Defesa Civil de Registro disponibiliza um canal oficial para atendimento às famílias atingidas pela enchente e para o recebimento de doações destinadas às pessoas afetadas.

Telefones para atendimento:

Telefone: (13) 3821-6018
WhatsApp: (13) 99633-4412

Ponto de recebimento de doações:

Fundo Social de Solidariedade de Registro
Rua São Francisco de Xavier, 165 – Centro

Rua Nakatsugawa, 173 – Vila Tupy

Podem ser doados:

• Água
• Alimentos não perecíveis
• Sacos de lixo
• Lonas
• Roupas de cama
• Entre outros itens

Matéria atualizada às 16h40 desta segunda-feira (14/09).

Top