20 de outubro de 2022

Secretaria de Assistência Social qualifica visitadores do Programa Criança Feliz

A Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, em consonância com a Diretoria de Proteção Básica e Supervisão do Programa Criança Feliz (PCF), promoveram a Capacitação dos visitadores do PCF que ocorreu entre os dias 19 e 23/9. A equipe do Programa em Registro é composta por 27 visitadores e 6 Supervisores, alocadas pelas seis unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Por meio do Método GVD (Guia para Visita Domiciliar), os Supervisores aplicaram a capacitação aos Visitadores, abordando os seguintes assuntos: o Programa Criança Feliz no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o desenvolvimento da Primeira Infância; os Arranjos e as relações familiares; a intersetorialidade no trabalho em rede, o fortalecimento de vínculos, Visitas Domiciliares, a equipe de referência do PCF e a importância do planejamento, Plano de Visita, o Percurso metodológico, a importância do brincar, Família e Parentalidade, o território e a intersetorialidade território e a vulnerabilidade e suas potencialidades.

A Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Luciana Cunha, explica que a capacitação faz parte do processo de aprimoramento de abordagem dos visitadores.  “É importante que as equipes estejam preparadas para realizar uma abordagem mais precisa e eficaz nas visitas domiciliares. Desta forma, as famílias cadastradas podem estreitar os seus vínculos com todos que fazem parte do seio daquele lar”.

O Programa é de caráter intersetorial e tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e fortalecimento de vínculos, considerando a família em seu contexto de vida. O público-alvo do Programa são crianças de até 3 anos e Gestantes inscritas no Cadastro Único ou crianças até 6 anos, beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Atualmente o PCF conta com 700 usuários cadastrados entre crianças e gestantes.

Os cinco dias de capacitação aconteceram no Anfiteatro da Praça CEU, no bairro Vila Nova. A abertura contou com a presença do Prefeito de Registro, Nilton Hirota; da Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Luciana Cunha; da Diretora de Proteção Básica, Sara Honorato; da Coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz, Tatiane Nunes e da representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Vanessa Cristina.