23 de junho de 2023

Diretoria Geral de Educação qualifica 315 profissionais para atendimento de alunos autistas

A Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Educação, considera fundamental o investimento em qualificação para profissionais da rede municipal de educação. É nesse contexto que iniciou nessa quarta-feira (21/6), o Curso de Análise Aplicada do Comportamento (ABA), voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Todo o conteúdo foi elaborado pela renomada instituição CEDIN – Centro de Diagnóstico e Intervenção do Neurodesenvolvimento. As atividades acontecem até o dia 23/6 e conta com a participação de 315 profissionais, entre professores, cuidadores, diretor e coordenador (todos que tem contato/trabalham com Atendimento Educacional Especializado – AEE).

De acordo com o Prefeito de Registro, Nilton Hirota, a educação é o melhor caminho para a transformação das pessoas. “Entendemos que a escola das diferenças não é aquela que insiste em buscar receitas para que os alunos alcancem os mesmos resultados. É preciso oferecer o melhor do ensino e saber que a capacidade de aprender é ponto de partida, mas o que cada um aprende, como aprende e em qual tempo aprende, pertence a cada um”.

A Supervisora de Ensino da Diretoria Geral de Educação, Vera Regina Hashimoto, analisou o curso como uma excelente oportunidade para os professores adquirirem mais conhecimento. “Desta forma, é importante que os educadores, por meio de novas capacitações, sintam-se motivados por meio de novos conhecimentos que garantem o repertório para respeitar as diferenças, saber lidar com as individualidades e colaborar para os avanços são essenciais nesse processo”.

O curso é ministrado pelo Diretor Clínico CEDIN e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Daiton Martins de Souza e pela Diretora Executiva CEDIN e Doutoranda em Behavioral Health – Cummings Institute, a Psicóloga Amanda Bueno.