27 de junho de 2023

Diretoria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente inicia implantação do Projeto Jardins Urbanos

Ao longo da Av. Prefeito Jonas Banks Leite serão criados 20 canteiros compostos de Quaresmeiras, Manacá da Serra e Chá para a arborização urbana.

A Diretoria Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente iniciou no último domingo (25/6) o Projeto Jardins Urbanos. A proposta é a criação de canteiros compostos de Quaresmeiras, Manacá da Serra e Chá para a arborização urbana, ao longo da Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, no Centro. Inicialmente, serão construídos 20 canteiros, sendo que cada um deles terá uma espécie de árvore, um pé de chá e acabamento com plantas ornamentais. A previsão de conclusão é para o segundo trimestre deste ano.

O projeto será acompanhado com plano de manejo adequado, incluindo a escolha de locais apropriados para o plantio, o monitoramento das árvores e a manutenção regular, como podas e irrigação. Outro ponto de destaque é a interação com os comerciantes locais, para que apoiem no cuidado do canteiro. Dessa forma, será possível garantir o sucesso da arborização urbana e desfrutar dos benefícios que essas belas espécies proporcionam.

“A escolha dessas árvores para a arborização urbana trará benefícios estéticos, ambientais e culturais. Além da beleza das flores, essas espécies contribuem para o sombreamento e consequente redução da sensação de calor. Saliento que a escolha do chá foi uma forma homenagear e fortalecer esta cultura em nosso município.”, destacou Daniella Batista, Diretora Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

Segundo a Assessora Especial de Gestão Territorial e de Recursos Naturais, Ocilene Pereira, antes da implantação do Projeto Jardins Urbanos, foi realizado um estudo pela equipe técnica da Diretoria Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, a fim de considerar os aspectos dos locais que receberão as plantas e a característica do vegetal. Essas espécies foram escolhidas por não possuírem um sistema de raízes agressivo, o que minimiza os danos às calçadas e infraestrutura urbana.

A Quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore nativa do Brasil e é conhecida por suas flores de cores vibrantes, que variam entre o branco, rosa e lilás. Ela geralmente floresce na época da quaresma, daí o seu nome popular. Além de embelezar o ambiente urbano, a quaresmeira é uma importante fonte de néctar para abelhas e outros insetos polinizadores.

O Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que pode ser encontrado no litoral do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina, destacando-se por entre a mata verde pelo colorido incrível de suas flores. Essa árvore também atrai polinizadores e contribui para a biodiversidade local. É importante ressaltar que existem diferentes espécies de Jacarandá, mas o vegetal selecionado para compor o Projeto é a opção mais adequada para arborização urbana devido ao seu enraizamento menos agressivo.

A planta do Chá, além de ser uma espécie não agressiva, com grande potencial de ornamentação, agrega valores históricos, tradicionais de nossa cidade. As plantas ornamentais merecem destaque, por se tratar de um ramo do desenvolvimento agrário que está em crescimento em Registro e na região do Vale do Ribeira.