21 de janeiro de 2022

Após aprovação de subsídio, transporte municipal amplia horários e garante ônibus aos domingos e feriados

Para conferir os novos horários do transporte público municipal que entraram em vigor nesta sexta-feira (21/1), acesse o endereço eletrônico: https://registro.sp.gov.br/horarios-de-onibus/

Devido às restrições à circulação de pessoas, fechamento de serviços não essenciais, horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais alterados, trabalhos no formato remoto, surgimento de novos modelos de negócios e hábitos de consumo, o comportamento do usuário do transporte coletivo e, consequentemente, a demanda pelos serviços de transporte público sofreram alterações drásticas comparadas com os anos anteriores à pandemia.

Para conter esses efeitos nas operações do serviço de transporte público do Município e garantir minimamente a entrega de um serviço de qualidade, a Prefeitura de Registro realizará o repasse de subsídio financeiro, conforme Projeto de Lei 1956/2022 aprovado pela Câmara Municipal.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a média de número de passageiros transportados em 2019 era de 152 mil/mês, em 2020, com a pandemia, este número caiu para aproximadamente 51 mil passageiros transportados/mês. Atualmente são transportados em média número 80 mil passageiros/mês.

“O subsídio é necessário para manter a tarifa no valor que tenha menor impacto possível para a população. Bancar as gratuidades do sistema – idosos, estudantes e pessoas com deficiência, por exemplo, representam 20% da demanda. Em termos de tarifa, se não houvesse o subsídio, o valor por viagem de ônibus na zona urbana seria de aproximadamente de R$ 6,10. Nossos agradecimentos a Câmara Municipal que teve papel primordial neste processo”, explicou o Secretário da pasta, Edson Endo.

Com o aporte financeiro será possível garantir a manutenção do transporte coletivo de passageiros e não repassar todos os custos da operação ao usuário final, além de garantir melhorias em relação aos horários disponíveis atualmente que entraram em vigor a partir desta sexta-feira (21/1) .

Após quase dois anos, estão garantidos os horários aos domingos e feriados; inclusão de horários noturnos nos bairros Arapongal, Serrote, Agrochá, Xangrilá, Jd. São Paulo, Jd Paulistano beneficiando os trabalhadores no retorno aos seus lares; novo horário no Jd. São Paulo com o objetivo de diminuir a aglomeração na linha Jd. Paulistano no fim de tarde; mais um ônibus na linha Agrochá das 17 horas, serão dois ônibus no mesmo horário para diminuir a aglomeração; novo horário no período da manhã na linha Arapongal para diminuir a lotação; ajuste do horário na linha do Serrote ao final do dia para atender em conjunto com a linha do Arapongal e ampliação da linha Faculdade para atender os trabalhadores no novo complexo comercial atacadista em seu horário de funcionamento.

SERVIÇO – Confira todos os horários do transporte público municipal pelo endereço eletrônico: https://registro.sp.gov.br/horarios-de-onibus/.