CRAS Central intensifica atividades com grupos como estratégia de prevenção
A proposta é dar movimento para que os encontros sejam educativos e divertidos, a fim de que todos tenham um espaço de acolhimento e pertencimento, buscando prevenir situações de risco
O CRAS Central está desenvolvendo atividades coletivas como estratégias de prevenção, trabalhando com grupos de mulheres, idosos e adolescentes. Essas ações têm o objetivo de ajudar na superação de situações de vulnerabilidade, expandir o universo informacional, fortalecer e possibilitar o reconhecimento de habilidades e potencialidades do grupo, da família e na comunidade.
Cada encontro é tratado de uma forma direcionada, respeitando a especificidade de cada público, e acontece semanalmente nas dependências do próprio CRAS. O grupo de idosos tem como objetivo evitar o isolamento, fortalecer a autoestima e vínculos familiares e comunitários, buscando incentivar o protagonismo e a participação cidadã do público idoso, com ações de interação, acolhimento, troca de experiências, momentos de lazer e recreação.
Já o grupo de mulheres é uma iniciativa que visa a prevenção de ruptura de vínculos, fortalecimento da autoestima e incentivo na construção de projetos de vida, com temas relacionados ao universo feminino, familiar e comunitário.
A Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária. Luciana Cunha, explica como funciona a abordagem nas reuniões. “A proposta é dar movimento para que os encontros sejam educativos e divertidos, a fim de que todos tenham um espaço de acolhimento e pertencimento, buscando prevenir situações de risco. É desta forma que inserimos nas discussões os temas de campanhas socioeducativas, com a participação de colaboradores da rede de serviços. As ações são variadas, com a realização de palestras, roda de conversas, vídeos, atividades artesanais, culinária, lazer e recreação, arte-cultura, entre outras”.
BUSCA ATIVA – Atualmente, o CRAS Central está à procura de adolescentes de 12 a 15 anos, para iniciar as atividades com o grupo dessa faixa etária, os interessados devem procurar a própria unidade.
Podem participar as pessoas cujas famílias já são acompanhadas pelo CRAS. Que tiver o interesse de participar do acompanhamento, basta comparecer na própria unidade para um atendimento técnico e identificar a necessidade por parte da equipe.
SERVIÇO – CRAS Central – Rua Euforbiáceas, 105, Vila Tupy
Telefone: 3821-5372 – Whatsapp: 99633-7815
VEJA MAIS
Prorrogado o prazo de candidatura para eleição do Conselho de Administração
Diretoria Geral de Meio Ambiente instala novos contêineres em diversas localidades
Prefeitura de Registro estende prazo para pagamento de cota única com 10% de desconto
Espaço Caixa Preta recebe Cia dos Satyros abrindo programação 2023