Notícias

  20 de junho de 2022

Escolas municipais recebem Cia de teatro BuZum! com a peça O Grande Perigo nesta 3ª e 4ª-feira (21 e 22/6)


As apresentações são uma iniciativa do Legado das Águas e conta com o apoio da Prefeitura de Registro por meio da Secretaria Municipal de Educação

Os alunos das escolas municipais Juscelino Kubitscheck e Prof.º Prefeito José Mendes receberão nesta terça e quarta-feira (21 e 22/6) o teatro de bonecos da cia. BuZum! com a peça O Grande Perigo, em sessões no período da manhã e tarde. A versão adaptada do ônibus para o palco narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe.

O animal marinho enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, a valente tartaruga consegue salvar sua mãe e as duas nadam para longe daquele grande perigo.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

As apresentações são uma iniciativa do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, por meio da área de Educação Ambiental da Reserva, que tem como objetivo promover atividades de lazer e culturais que abordem temáticas relacionadas à conservação da Mata Atlântica e conta com o apoio da Prefeitura de Registro por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Para o Secretário Municipal de Educação, Marcos Cunha, é importante que os alunos saibam a importância de preservarmos o Meio Ambiente. “Ações lúdicas, mas com temáticas que despertam a atenção dos alunos, devem ser sempre trabalhadas na rotina escolar das crianças. Tenho certeza que elas terão uma visão diferente sobre os cuidados com a natureza após assistirem a peça de teatro”.  

De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, a programação do Mês do Meio Ambiente está reunindo projetos que já aconteciam na região e trazendo outros novos, como o Buzum!. “Esse é um ano especial, em que podemos realizar atividades presenciais. Por isso, pensamos em uma programação especial, ampliada e diversificada. As temáticas abordadas pelos espetáculos da companhia estão muito em linha com o trabalho de conservação da floresta que realizamos, com temas que sensibilizam, mas também divertem. Estamos felizes com essa nova parceria”.

Os espetáculos estão sendo apresentados em praças e escolas públicas por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Legado das Águas.

Top