9 de agosto de 2021

Escolas municipais retornam com aulas presenciais em Registro

A retomada às atividades será gradativa e as primeiras semanas serão destinadas a acolhimento escolar, criação de projeto de recuperação e apresentação do protocolo de retorno ao aluno

Com todas as medidas de segurança adotadas no Protocolo de Retomada das aulas, elaborado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais, parte dos alunos da rede municipal de ensino retornaram nesta segunda-feira (9/8) com as atividades presenciais. De acordo com o Decreto Municipal 3.185/2021 que autoriza o retorno das atividades educacionais presenciais, a retomada será gradativa e as primeiras semanas serão destinadas a acolhimento escolar, criação de projeto de recuperação e apresentação do protocolo de retorno ao aluno. Para o segmento Creche da Educação Infantil (0 a 3 anos e 11 meses) o atendimento presencial será escalonado em 50% do alunado por classe/turma. Nas duas primeiras semanas serão atendidos apenas Maternal 1 e 2 e posteriormente estendido aos Berçários 1 e 2. A permanência na Unidade Escolar será de 4 horas, no período da manhã o horário de entrada acontece às 8h e saída às 12h e, no período da tarde, entrada às 13h e saída às 17h.No Jardim (4 e 5 anos e 11 meses), a classe será divida em quatro turmas e o atendimento presencial inicialmente será de 25% da classe por semana .Já no Ensino Fundamental (de 6 a 11 anos) a presença dos alunos acontecerá de forma escalonada diariamente, devendo a classe ser fracionada em blocos de atendimento presencial de capacidade de 20% diária, totalizando, dessa forma, atendimento de 100% da classe até o final da semana. O horário de entrada para o Jardim e Fundamental na parte da manhã das 7h às 9h e para o grupo da tarde, entrada às 12h30 e saída 14h30, com permanência do aluno por 2 horas na Unidade Escolar. “As atividades educacionais manterão a modalidade de ensino remota e presencial. Estabelecemos que os alunos iniciem em regime de escalonamento e porcentagens mínimas de cada turma. O retorno será gradativo e as primeiras semanas serão destinadas ao acolhimento escolar, avaliação para criação de projeto de recuperação e apresentação do protocolo de retorno ao aluno”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Marcos Cunha. Mesmo com todas as unidades escolares devidamente equipadas com termômetro, fita demarcadora, máscara e álcool, nesta fase inicial de retorno não há obrigatoriedade da presença do aluno nas escolas municipais, ficando sob opção dos pais. “Estamos falando de 5.831 alunos da rede municipal e por isso eu faço questão que as escolas sigam de forma muito cuidadosa e rigorosa todo o Protocolo de Retomada das aulas elaborado pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Vigilância Municipal em Saúde. A nossa prioridade é a saúde dos alunos, das famílias e dos servidores municipais”, explicou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota.