29 de julho de 2021

Governo do Estado autoriza obras para nova Fatec de Registro

O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (29/7) pelo Governador, João Dória e pelo Vice- Governador, Rodrigo Garcia, durante a realização da Audiência Pública para criação da Região de Estado do Vale do Ribeira

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, ao lado do Vice-Governador, Rodrigo Garcia, foram visitar as futuras instalações onde abrigará a nova unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia), nesta quinta-feira (29/7). “É uma grande alegria dar início a um sonho que vai contribuir de maneira excepcional para o ensino público superior. Tenho certeza que a nova Fatec será uma ferramenta importante para o desenvolvimento da população do Vale do Ribeira”, destacou Nilton Hirota. O anúncio da nova unidade foi realizado pelo Governador João Dória, por meio de teleconferência, durante a Audiência Pública para criação da Região de Estado do Vale do Ribeira. “O Vale do Futuro, ao longo de dois anos e meio da nossa gestão, recebeu mais de R$ 2 bilhões de investimentos, muitos deles já comprometidos. É a transformação de uma região para que as futuras gerações tenham mais expectativa de trabalho e de empreendedorismo”, disse Doria. O Governo de São Paulo vai investir cerca de R$ 1,4 milhão nas obras da Fatec de Registro. A unidade funcionará em um bloco da Escola Estadual Dr. Fábio Barreto. Inicialmente, a unidade do Centro Paula Souza vai oferecer o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A Fatec terá três salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de internet, sala multiuso, biblioteca, salas administrativas, sanitários com acessibilidade e recepção. O prazo para conclusão das obras é de 240 dias. O Vice-Governador, Rodrigo Garcia fez questão de falar da atenção do Governo do Estado com o Vale do Ribeira. “As ações, que vão fomentar mais oportunidades nas áreas de tecnologia e inovação, fazem parte do programa Vale do Futuro, criado pela atual gestão para levar desenvolvimento econômico e social à região”. Outra boa notícia para Registro foi o credenciamento da incubadora “Aquário de Ideias” junto à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, a primeira a ser mantida pela Unesp em todo estado e primeira da região do Vale do Ribeira. Criado inicialmente com o objetivo de ser um living lab, o “Aquário de Ideias” se tornou um ambiente de coworking dentro do Campus Universitário. A partir do credenciamento, a unidade passará a ser classificada como incubadora e poderá receber mais incentivos por parte do Governo de São Paulo e ampliar parcerias. AUDIÊNCIA PÚBLICA – Para constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado, o Governo de São Paulo promoveu uma Audiência Pública para discutir a criação da Região de Estado do Vale do Ribeira, nesta quinta-feira (29/7).A proposta é constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado e também reorganizar os municípios em regiões, que já estão conectados, sem separação e com muita interação. “São ações como esta que buscarão soluções em nível regional e contribuirão com a redução da desigualdade. Queremos um Vale do Ribeira cada vez mais forte e desenvolvido de maneira integrada. É Um orgulho para nós ter o Governo do Estado sensível a nossa Região”, ressaltou Nilton Hirota. Durante o evento, o Prefeito de Registro participou do descerramento da placa do Polo de Empregabilidade Inclusiva, ao lado do Vice-Governador, Rodrigo Garcia e da Secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Além disso, foi dada autorização para o Programa Casa da Juventude em Registro e a entrega do voucher do Programa Alimento Solidário que contempla o repasse de 16.340 cestas básicas para o Vale do Ribeira. Participaram do evento: Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; Secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, o Deputado Federal, Samuel Moreira; Deputado Estadual, Andre do Prado; Deputado Estadual, Edson Giriboni, Coordenador Geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio e a Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Também estiverem presentes por parte do Governo Municipal: a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Eliane Yamamaru, o Vice-prefeito, Toon Adorno; Secretário Municipal de Governo, Rafael Morais; Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Edson Endo; Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista; Secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz; Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Obras, Luiz Augusto; Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Francisco de Assis; o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Bruno Momma; Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Luciana Cunha; Secretário Municipal de Fazenda e Orçamento, Marcio Bandeira e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Cláudio Bolsonello.