Notícias

  11 de novembro de 2022

Leandro Novais vence etapa do Instituto Federal do Super Open com 100% de aproveitament


A disputa, que marcou o início da Semana de Ciência e Tecnologia, reuniu 99 enxadristas do Vale do Ribeira

O registrense Leandro Novais Ribeiro venceu com 100% de aproveitamento a última etapa classificatória do XVIII Super Open de Xadrez, realizada no último sábado (5/11), no Instituto Federal – Campus Registro, marcando o início da Semana de Ciência e Tecnologia.

Na última rodada, Leandro superou Nilton Hirota, jogando com as brancas numa partida bastante disputada e com final emocionante. Hirota, em homenagem a Karpov, escolheu a abertura Caro Kann, que jogou durante mais de 20 anos. Karpov sofreu um grave acidente há pouco tempo e é considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos. As partidas entre Leandro e Nilton sempre são duríssimas.

Depois de seis rodadas que reuniram 99 enxadristas com organização e arbitragem perfeitas de Orlando Ferri e Marcio Lúcio, a classificação final dos 14 primeiros foi a seguinte: Leandro Novais Ribeiro com 6 pontos; Nilton Hirota, Pedro Feijó, Jose Oliveira, Marcio Lúcio, Carlos Henrique, Oziel de Pontes e Renato Cabeça, todos com 5 pontos; Daniel Porto Godinho da Silva, Yardan Tobias, Tiago Mateus, Kauã Portão, Thiago Yuji e Jonathan Nepomuceno, todos com 4,5 pontos, respeitando-se aqui a ordem de classificação de acordo com os critérios de desempate. Destaques para Thiago Yuji e Kauã Portão, este de apenas 12 anos.

Outro destaque da última rodada foi um grande empate entre o Dr. Daniel e Yardan Tobias, vencedor da etapa anterior. Na partida entre Samuel Cardoso e Yardan, integrantes da equipe registrense, venceu o primeiro.

Nathaly Camily, aluna do Instituto Federal e integrante da equipe registrense, foi a melhor do lado feminino com 4 pontos, seguida de Giulia Muniz, da E.E. Koki Kitajima, com a mesma pontuação. Raphaela Albuquerque, Julia Carolina, Ana Victória e Ana Beatriz chegaram aos 3,5 pontos. Kauã Portão e Ana Victória foram os melhores no Sub-12 e Carlos Eduardo Ferri e Julia Pontes, ambos do SESI, os melhores no Sub-10.

A competição contou com representantes de Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu, Jacupiranga, além de Registro. A escola Koki Kitajima recebeu o troféu de maior delegação. Todos os participantes puderam saborear um delicioso almoço preparado pelo IF e ao final foram entregues as medalhas e troféus para os campeões de cada categoria.

PRÓXIMA ETAPA – No dia 19 de novembro haverá as finais do Super Open em Registro, em local ainda a ser definido, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Os oito melhores de cada categoria se enfrentarão no sistema shuring, todos x todos.

Top