4 de maio de 2023

Mais de 5 mil pessoas prestigiam a 49ª Roda de Violeiros – “Fermínio Gonçalves de Freitas” na Praça do Lago

Na categoria solo o vencedor foi o ipiranguense, Julio da Viola e na duplas os vencedores foram Marcos Lima e Haniel de Sete Barras.

A 49° Roda de Violeiros – “Fermínio Gonçalves de Freitas” mais uma vez foi um grande sucesso. A edição deste ano contou com um cenário especial, na Praça do Lago no Bloco B, passaram pelo evento mais de 5 mil pessoas, que puderam prestigiar as apresentações dos violeiros de todo o Vale do Ribeira, conhecer um pouco da gastronomia local e a economia criativa com os artesãos da região, através das barracas que ficaram disponíveis durante todo o evento, contamos também com espaço para as crianças se divertirem.

Foram no total 26 apresentações, sendo 14 solo e 12 duplas, além do fechamento do evento com a participação da Banda Trapo Velho. Os violeiros que se apresentaram, foram avaliados pelos jurados: Juliano Leite, Vânia Godoy, o maestro, Nelson Lima e o músico e professor de cordas dedilhadas, piano e voz, Welington Viana.

Ao final das apresentações, na categoria solo, o 1º lugar ficou com Júlio da Viola (Iporanga) pela segunda vez consecutiva, o 2º lugar foi para Wallyson Frazão (Registro) e o 3º para Murilo Viola (Registro). Já na categoria dupla, os vencedores foram Marcos Lima & Haniel (Sete Barras), seguido por Pedro e Renan (Registro) e em 3° Delmo e Delmir (Piedade).

“Foi uma edição muito especial para Registro, foram sorteadas 92 cestas básicas e 60 prendas para a população que estava presente no evento, desenvolvemos a gastronomia local com total de 28 barracas, e a economia criativa com 18 artesãos. Agradeço ao Prefeito Nilton Hirota, a todas as Diretorias Gerais pelo apoio, em especial a equipa da Diretoria Geral de Cultura, Turismo e Economia Criativa pelo grande trabalho realizado e aos artistas do Vale do Ribeira, e de outras regiões que fizeram grandes apresentações e enalteceram ainda mais a nossa cultura de viola”, enfatizou o Diretor Geral de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Edson Endo.

A 49ª Roda de Violeiros foi uma realização da Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, com o patrocínio da A Fazendinha, Palmitaria Edmundo, Palmitaria 3 irmãos, Rei do Palmito, Regisom, Lojas dos Salvados, Motel Azure, Casa Aliança, Sítio Shimada, Banca Dona Nina (Nosso Teto), Smash King, Fazenda do Lago, Vest Modas (Nosso Teto), Útil Paulista, Fonte Nova, Kombi Breja 42, Verace, Mercado SM Market, Original Tatamis, Marbor, Ser Mulher (Nosso Teto), Colégio lesep, Made Telha, Márcio Madeira, Clube Angelus, Banana Abavar, Vavel Veículos, Blackstone, Green Buffalo/ Palmito da Fazenda, Minermix, Posto Montana (Clara Gianotti de Souza), Supermercado Supremo, Graal Buenos Aires, Mercado e Açougue 2 irmãos, Superguia – Empresa de Coleta de Resíduos Recicláveis, Tecnoplan – Empresa de Triagem de Resíduos Volumosos, Feirão do Sapato, Agro Jeca’s, Biofire, Sanevale, Rei do Churrasquinho, Pizzaria Verace, Churrascaria e Pizzaria Altaneira, Locações e Serviços – Empresa Operadora do Aterro de Registro, Ultragaz Registro, Renato Soares, Ricardo Oliveira, Emerson Tamasia. Apoio dos vereadores: Xavico, Zé Lopes, Dr. Inês, Dito Castro, Heitor, Fabio Tatu e dos diretores gerais: Adriano, Denise, Junior, Claudio, Claudicir e Vânia.