24 de abril de 2023

Nilton Hirota vence 1ª Etapa do XIX Super Open de Xadrez com 100% de aproveitamento

No mês de maio teremos a segunda e última etapa do semestre, os seis melhores em cada categoria disputam as finais.

Nilton Hirota confirmou a boa fase e sagrou-se campeão da 1ª etapa do XIX Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira, com 100% de aproveitamento, sendo o único a ganhar todas as seis partidas, que aconteceu no dia 16 de abril.

No final dessa etapa, realizado no Instituto Federal, Nilton Hirota derrotou Ailton Pontes, numa defesa Caro Kann. Ailton foi ao ataque, mas Hirota se defendeu bem e, depois de ganhar um peão, manobrou para simplificar a partida. Nilton e Ailton são os dois maiores vencedores deste tradicional certame em termos de títulos, embora Igor Kikuchi tenha tido maior aproveitamento nas vezes em que disputou.

Na penúltima rodada, Ailton e Nilton derrotaram Daniele Pereira e Gabrieli de Melo, respectivamente. A gaúcha Gabrieli é a atual campeã do Super Open, sendo a primeira mulher a obter o feito em 18 edições. Daniele é disparada a melhor da história do Super Open, com incontáveis títulos no feminino.

Os milésimos definiram a ordem de classificação, Com 5 pontos terminaram, pela ordem: Ailton, Gabrieli, Yardan Cardoso, Márcio Rodrigues, Daniele e Samuel Cardoso. Gabrieli levou ainda o troféu de campeã no feminino.

Destaque para Raphaela Albuquerque e Kauã Moreira que chegaram aos 4,5 pontos, na faixa etária entre 16 e 18 anos, onde muitos apresentam grande nível técnico.

Vale ressaltar o desempenho de Andrew Marinho, Carlos Eduardo Ferri e Beatriz Berto, estudantes do SESI, que fizeram um belo torneio na categoria Sub-10, que chegaram aos 3 pontos, ou seja 50% dos pontos disputados.

Participaram 74 enxadristas, organizado por Márcio Lúcio Rodrigues e Daniele Costa Pereira, com apoio do Diretor Geral de Esporte e Lazer, Junior Shimabukuro.

A etapa serviu como referência inicial para a seleção de meninos e meninas que irão representar Registro nos Jogos da Juventude e Jogos Regionais. No ano passado as duas equipes sagraram-se campeãs dos Regionais.

PROGRAMAÇÃO – O Super Open está na 19ª edição e é uma realização da Prefeitura de Registro em parceria com as demais prefeituras participantes.
No mês de maio teremos a segunda e última etapa do semestre. Os seis melhores em cada categoria disputam as finais.

CLASSIFICAÇÃO
XIX Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira