Notícias

  28 de dezembro de 2022

Nova Unidade de Saúde do Jd. Paulistano homenageia médico Dr. Eric Morales Poveda


O Posto de Saúde entregue deve atender cerca de 3 mil munícipes, abrangendo Jd. Paulistano e Jd. Virgínia

Os moradores dos bairros do Jardim Paulistano e Jardim Virgínia ganharam uma nova unidade de saúde, a ESF Dr. Eric Morales Poveda. O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, realizou a entrega do serviço aos munícipes na última terça-feira (27/12). A unidade já entra em funcionamento, realizando atendimento ao público no período da tarde, com a equipe multiprofissional de trabalho completa com: médico generalista, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

“A população do Jd. Paulistano e Jd. Virgínia são numerosas e já fazia algum tempo que necessitava de uma nova Unidade de Saúde. É uma grande conquista para aqueles moradores que não terão mais a necessidade de se deslocarem até o outro bairro. O nosso trabalho segue em cuidar da população, melhorando e ampliando o acesso aos serviços públicos municipais.”, destacou Nilton Hirota.

A unidade conta com consultórios médicos, banheiros, almoxarifado, sala de exames e recepção. Estão cadastradas com prontuários cerca de 3 mil munícipes, abrangendo Jd. Paulistano e Jd. Virgínia.

Compareceram ao evento: os vereadores Beto e Xavico e os secretários municipais Edson Gauglitz, Rafael Morais e Claudio Bolsonello.

HOMENAGEM – Dr. Eric Morales Poveda nasceu na cidade de Lima, Peru, em 20 de agosto de 1952. Morou parte de sua infância na Bolívia, Estados Unidos e México. Ele estudou até o segundo ano de medicina na Universidade Católica de Córdoba, na Argentina. O restante e a conclusão do curso foi pela Universidade Mayor Real de San Francisco Xavier de Chuquisaca, na cidade boliviana de Sucre, obtendo o diploma de Médico Cirurgião em 1983.

No mesmo ano, para exercer a sua profissão no Brasil, ele ingressou com o pedido de Revalidação de Diploma de Graduação pela Universidade Federal Fluminense. Entre os anos de 1984 e 1986 fez residência médica no Hospital Percy Boland, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, tornando-se graduado como especialista em Ginecologia Obstetrícia, em 1986. 

De 1989 ao ano de 1991 fez residência médica em Cirurgia Plástica e Reparadora no Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro. No período de março de 1990 a janeiro de 1991 fez residência no Centro de Tratamento de Queimados. 

Já em 1992 começou o programa de aperfeiçoamento no serviço de cirurgia plástica no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS, no Rio de Janeiro, com 6 mil horas práticas. Entre 1989 e 2001, o Dr. Eric fez diversos plantões e atendimentos em consultórios médicos particulares, no Rio de Janeiro. 

Em 2001, chegou ao Vale do Ribeira exercendo a função de médico no Programa Saúde da Família na Prefeitura de Iguape. Durante todos estes anos ele se dedicou à área de Ginecologia, oferecendo seus serviços e conhecimento nas seguintes cidades: Pariquera-Açu, Miracatu, Eldorado, Sete Barras, Ilha Comprida e Registro. Entre 2013 e 2021 atuou como ginecologista obstetra pela APAMIR.

Durante toda sua trajetória profissional ele participou de reuniões científicas, jornadas e congressos técnicos, sempre em busca de novos conhecimentos e tecnologias para se atualizar e oferecer melhor atenção a seus pacientes. Dr. Eric faleceu no dia 8 de setembro de 2021.

De seus sete filhos, compareceram na solenidade as filhas Ericka Morales Bejarano e Adriana Suarez Morales, além da neta, Thais Rojas Morales. Para Ericka, a homenagem foi emocionante. “Orgulho imenso do meu pai. Ele sempre fez tudo pelas pessoas, ajudando ao próximo. Não apenas na área da ginecologia, mas sempre atendeu quem precisava, pessoas carentes e humildes. É emocionante escutar o nome do meu lembrado como alguém de bom coração, que salvou vidas. Ele sempre foi uma pessoa simples e exemplar, de muito caráter. É um legado inesquecível. Orgulho, emoção e gratidão por tudo o que ele fez”, disse uma das filhas”.

Top