19 de maio de 2023

Pioneiro no Vale do Ribeira, sistema de monitoramento por câmeras contribuirá para segurança no trânsito de Registro

Serão instalados 60 equipamentos para fiscalização de tráfego nos principais pontos da cidade que terão operação pela Polícia Militar.

Para proporcionar mais segurança no trânsito do Município, a Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou a instalação de equipamentos de controle e fiscalização de tráfego monitorado por câmeras.

De acordo com o Prefeito de Registro, Nilton Hirota, o monitoramento é uma medida que visa contribuir com o trânsito e a segurança do Município. “A implantação deste sistema é pioneira no Vale do Ribeira e coloca Registro em destaque no âmbito de segurança viária para redução de acidentes no trânsito. Esse é mais um compromisso do nosso Plano de Governo cumprido e que beneficiará a segurança de todos os munícipes”.

Os equipamentos serão operados em parceria com o Batalhão da Polícia Militar, a fim de que os mais de 60 pontos de vigilância no município, em diversos bairros (por exemplo: Centro, Agrochá, Arapongal, Serrote, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano, Vila Ribeirópolis), tenham segurança, controle e fiscalização de trânsito. Serão câmeras fixas, leitoras de placas e câmeras com visão de 360°, garantindo monitoramento de todos os acessos da cidade. De acordo com o levantamento de 2022 do IBGE, a frota de automóveis de Registro conta com 39.120 veículos.

O rastreamento por câmeras será em todos os semáforos, por meio de controle operacional 24 horas, visando segurança de motoristas e pedestres, com fiscalização permanente para que evite acidentes e, consequentemente, preserve a integridade dos motoristas.

De acordo com o Diretor Geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claudio Bolsonello, além da fiscalização de trânsito, as câmeras estarão interligadas com o sistema de Leitura de Placas Veiculares (LPR). “A população ganha de forma significativa em segurança também porque todas as câmeras terão condição de identificar placas de qualquer automóvel. Ou seja, a partir do momento em que alguma identificação veicular é cadastrada no sistema, com alguma irregularidade ou ilicitude, a Polícia Militar terá condição de atuar”.