10 de maio de 2021

Prefeito Nilton Hirota anuncia Plano Municipal de Recuperação da Economia

A meta é analisar um estudo tributário para alavancar a arrecadação e pôr em prática uma gestão eficiência e criativa para Registro continuar avançando

Para implementar um modelo de gestão responsável e de respeito ao dinheiro público, o Prefeito Nilton Hirota anunciou o Plano Municipal de Recuperação da Economia (PMRE). A medida tem como meta o desenvolvimento econômico de Registro com a geração de mais postos de emprego com a abertura de novas empresas e um novo plano de incentivos fiscais. “Estamos avaliando cenários de crescimento de receita para os próximos anos para definir uma estratégia tributária para fortalecer a arrecadação da Prefeitura e trazer mais investidores para Registro”, destacou o Nilton Hirota. O PMRE também tem a finalidade de dimensionar o orçamento 2021 para que as contas públicas mantenham-se em dia, sem que a máquina pública comprometa a qualidade do serviço oferecido ao cidadão. “Desde o início da gestão constatei que herdamos muitos compromissos que impactaram de forma significativa o orçamento municipal. Por isso, precisamos realizar ajustes no orçamento com a responsabilidade de Registro continuar avançando, mesmo neste momento de dificuldade econômica”, enfatizou Nilton Hirota. O PMRE prevê a realização de medidas mais severas de contingenciamento em todos os setores. De acordo com o Secretário Municipal de Fazenda e Orçamento, Marcio Bandeira, o novo planejamento abrange o orçamento de 2021 e o Plano Plurianual (PPA) para o próximo quadriênio. “É importante que realizemos esses ajustes com responsabilidade para que seja colocado em prática um modelo de gestão arrojado e criativo para reorganizar as contas da Prefeitura e preservar o funcionamento da máquina pública”. Segundo o estudo realizado pela pasta da Fazenda há um déficit em relação à manutenção das secretarias entre os orçamentos de 2022 e 2025. Neste pacote são consideradas despesas como: aluguéis, contas de consumo, impressões, equipamentos, entre outros. “O maior impacto seria para 2022, prevendo uma redução de gastos de pelo menos 50%. A partir daí, este índice cairia anualmente, chegando em 2025 com um fôlego maior nas contas, tendo que reduzir apenas 8%”, destacou Marcio Bandeira. MAIS EMPREGOS – Um dos empreendimentos mais aguardados no Vale do Ribeira é a instalação da nova loja da Havan em Registro. De acordo com uma das maiores lojas de varejo do País, a previsão que as obras iniciem ainda este ano, no segundo semestre. A perspectiva é que a Havan possa impactar de maneira muito positiva, especialmente com a geração de centenas de novos postos de trabalhos diretos e indiretos.