7 de agosto de 2020

Prefeitura de Registro avança na gestão pública 4.0 e implanta sistema 100% digital junto ao cidadão

Plataforma é voltada para comunicação, atendimento remoto e gestão documental e insere a cidade no rol das cidades inteligentes e sustentáveis, sem o uso de papel.

O município de Registro é o Polo Administrativo e uma das referências no Vale do Ribeira em inovação e adotou a informatização com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a eficiência e a transparência nos trâmites internos e externos entre os órgãos, as secretarias municipais e o atendimento das requisições da população. A aplicação da tecnologia digital na gestão pública visa economizar recursos financeiros e humanos e dará mais acesso à informação. Os serviços municipais poderão ser solicitados pelo site da Prefeitura de Registro, no ícone “Protocolo Online” localizado ao centro da página, a qualquer hora do dia sem que haja a necessidade de deslocamento físico, sendo possível fazer do computador de casa, do escritório ou pelo celular. Após fazer o cadastro (com login e senha), preencher os campos obrigatórios e fazer a solicitação do serviço, o cidadão receberá uma notificação de protocolo por e-mail e/ou SMS para acompanhar em tempo real todo o processo. Basta acessar o link: https://registro.1doc.com.br/atendimento.“O intuito do novo canal direto da Administração Municipal com a população é reduzir os gastos com a papelada gerada pela Prefeitura, agilizar os processos com a utilização da ferramenta que oferece segurança jurídica e buscar dar mais eficiência e transparência com responsabilidade administrativa. É uma gestão inovadora e inteligente para o município e moderniza o serviço público que passa a ser totalmente online e sustentável!” destacou o prefeito Gilson Fantin. “Além de otimizar o tempo e dar mais celeridade no atendimento ao público, a nova ferramenta digital ajuda os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas com maior eficiência, transparência e engajamento. No quesito transparência, até os processos licitatórios serão todos eletrônicos, com consulta direta pelo site da Prefeitura” explicou o secretário municipal de Administração, Arnaldo Martins Santos Junior. Pelo novo sistema, nesta primeira fase, já podem ser solicitados, por exemplo, abertura de empresa, protocolos, pareceres, memorandos, requerimentos, recorrer de notificações etc. O sistema também atende as demandas dos profissionais liberais, empresas e outros. Todo o processo de implantação da plataforma foi realizado por intermédio da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Administração e teve início em meados de junho. O treinamento dos servidores ocorreu de forma remota nesse período. Essa medida, além de reduzir custo e prevenir o contato com o Covid-19, permitirá ao poder público ter uma visão mais clara de todos os processos, permitindo ao gestor analisar percentuais de qualidade na prestação de serviço e os servidores aumentam a produtividade e a rastreabilidade dos documentos, sem o uso do papel. A plataforma permite que o cidadão tenha comunicação direta via internet com a Prefeitura de Registro para a resolução dos problemas da cidade.