22 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Registro decreta situação de emergência para combater a dengue

Dentre as deliberações, o decreto autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos ou particular vagos, desabitado ou abandonado, independentemente de prévia autorização dos proprietários.

Com o aumento de casos de dengue no município, a Prefeitura de Registro decretou, nesta quinta-feira (22/2), situação de emergência em saúde pública, conforme o Decreto nº 3684. A partir desta medida, as ações de combate ao mosquito se intensificam ainda mais por toda cidade.

Dentre as deliberações, o decreto autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos ou particular vagos, desabitado ou abandonado, independentemente de prévia autorização dos proprietários, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público. O documento também legitima a atuação da Defesa Civil nas ações de combate ao mosquito.

Além disso, será possível adotar medidas de enfrentamento à proliferação do mosquito da dengue, como a contratação de profissionais por prazo determinado e a ampliação da carga horária dos agentes em saúde. O decreto entra em vigor nesta quinta-feira (22/2), com vigência de 180 dias, poder ser prorrogado caso persista a situação de emergência.

ENFRENTAMENTO

A Diretoria Geral de Saúde, informa que foi registrado o primeiro óbito por dengue em Registro. Trata-se de um homem de 85 anos, que se apresentou na UPA no dia 6/2 com quadro avançado por causa da dengue. No dia seguinte (7/2), ele foi transferido para o Hospital Regional de Registro. Uma semana depois, no dia 14/2, a Diretoria de Vigilância teve conhecimento, via Declaração de Óbito, do falecimento do paciente em virtude da dengue. Até o momento, segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, foram contabilizadas 322 notificações em Registro com: 7 casos confirmados; 244 descartados; 70 aguardando resultado e 1 óbito.

A Prefeitura de Registro, segue intensificando as ações de combate à dengue em áreas com mais notificações de casos com ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) com o objetivo de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. É fundamental ressaltar a importância do uso de repelentes, mesmo para aqueles que já testaram positivo, visando evitar a contaminação de mosquitos e a transmissão para outras pessoas.

Além dessas ações específicas, há um trabalho de rotina em todo o município, incluindo a identificação de pontos estratégicos, como borracharias e reciclagens, propícios para se tornarem criadouros, e imóveis especiais, com grande fluxo de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias. Vale destacar que o apoio da população é fundamental para o sucesso dessas ações, colaborando com as equipes e seguindo as orientações para evitar a proliferação da dengue.