23 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Registro realiza Mutirão Contra a Dengue no Arapongal neste sábado (24/2)

A força tarefa contará com equipes multidisciplinar e consistirá em nebulização, recolhimento de materiais inservíveis e ações educativas.

Neste sábado (24/2), a Prefeitura de Registro realizará o Mutirão Contra a Dengue no bairro Arapongal, a partir das 8 horas, onde concentram-se grande parte dos casos de dengue em Registro. A ação contará com a integração de diversos setores da administração municipal que estarão mobilizados no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Até o momento, segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, foram contabilizadas 322 notificações em Registro com: 7 casos confirmados; 244 descartados; 70 aguardando resultado e 1 óbito.

O mutirão será realizado em todo o Arapongal e envolverá profissionais da Diretoria Geral de Saúde; Diretoria Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Vigilância em Saúde, com ações de nebulização, recolhimento de materiais inservíveis que acumulem água, educativas e de fiscalização.

A ação de nebulização (aplicação de inseticida) será nos imóveis localizados nas travessas da Avenida Campo Verde. Os agentes passarão de casa em casa para orientar à população sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito, além da aplicação de inseticida em criadouros da dengue.

O mutirão contará também com um caminhão que fará a coleta de objetos, recipientes e materiais que acumulem água, em todo o Arapongal (Leste e Oeste). Exceto entulhos, restos de obras e demolições, lixos orgânicos (a coleta seletiva já realiza o recolhimento) e galhos de árvores. Os moradores deverão colocar os materiais a serem coletados na calçada em frente à residência neste sábado (24/2), antes da passagem do caminhão.

Vale, ainda, destacar que o Decreto Emergencial Epidemiológico nº 3684 autoriza o ingresso forçado dos agentes em imóveis públicos ou particular vagos, desabitado ou abandonado, independentemente de prévia autorização dos proprietários, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público.

ORIENTAÇÕES AOS MORADORES

Para ação de nebulização, o morador deve seguir os seguintes cuidados:

• Mantenha abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
• Guardar em local fechado e/ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas pendurada no varal, devem ser protegidas, cobrindo-as; bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
• Retire e proteja roupas de cama, mesa e banho;
• Retire do local ou mantenha coberto automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador, brinquedos e outros.

É importante frisar que, durante a aplicação do inseticida, os moradores devem permanecer na calçada acompanhados das crianças e idosos, bem como animais. Caso alguma pessoa tenha alguma reação ao inseticida, procurar a Unidade de Saúde. Os moradores podem retornar ao imóvel somente 20 minutos após o término da aplicação.

Se a casa tiver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto com as portas e janelas fechadas, além de vedar as frestas debaixo da porta, permanecendo neste ambiente por 20 minutos.