25 de outubro de 2021

Prefeitura e Conselho Municipal iniciam Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável

A primeira reunião foi realizada no último dia 21/10, com moradores dos bairros: Capinzal, Indaiatuba, Cheia Grande e Quilombo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Registro, iniciaram no último dia 21/10 o processo de atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Registo (PMDRS).

A medida é uma maneira de moradores rurais exercerem o direito e o dever de cidadãos para que a partir das propostas sugeridas resulte em melhorias para a comunidade. A primeira reunião aconteceu com moradores do Núcleo 1 que residem nos bairros Indaiatuba, Capinzal, Cheia Grande e Quilombo.

“Queremos construir juntos soluções para o desenvolvimento rural sustentável a partir do diálogo direto com o produtor e com a criação de uma rede de colaboração de parceiros importantes neste segmento”, explicou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista.

Durante o encontro foi possível levantar junto aos moradores que tipo de produção agrícola possuem, as dificuldades relacionadas à infraestrutura, qual tipo de apoio técnico necessitam e administração dos negócios. Os parceiros apresentaram o cardápio de serviços que cada um possui para apoiar os produtores rurais. Todas as informações coletadas resultaram na elaboração de um levantamento que pode gerar novas oportunidades.

Participaram da reunião 20 produtores e 16 parceiros representantes da ABAVAR, Sindicato Rural, Senar, CATI, Instituto Federal, COOPAR, Cooperativa Famílias do Vale, UNESP, SEBRAE, Banco do Povo e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

PLANEJAMENTO – Para permitir que o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Registo (PMDRS) seja abrangente com todas as áreas regiões do Município, a Zona Rural foi dividida em seis núcleos rurais. A programação de reuniões será divulgada no site da Prefeitura de Registro assim que as datas forem definidas.

Confira a divisão dos núcleos:

Núcleo 1 – Indaiatuba, Capinzal, Cheia Grande e Quilombo

Núcleo 2 – Ribeirão Branco das Palmeiras, Saltinho, Peropava, Morro Seco, Lageado, Serrote, São Domingos, Ribeirão da Mota, Ribeirão Vermelho

Núcleo 3 – Estirão do Carapiranga, Guaviruva e Jurumirim

Núcleo 4 – Bamburral de Cima, Bamburral de Baixo, Baissununga, Chá Ribeira e Tiatã

Núcleo 5 – Boa Vista Rio, Boa Vista Estrada, Raposa, Ribeirão de Registro, Areias, Taquaruçu e Manga Larga

Núcleo 6 – Votupoca, Caiacanguinha, Caiacanga, Bulha e Areado Grande