5 de fevereiro de 2024

Prefeitura inicia bloqueio e controle de criadouros da dengue nos bairros de Registro nesta terça-feira (6/2)

Ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) começará pelo bairro Arapongal Leste, que possui 11 notificações de casos de dengue

A Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue em áreas com mais notificações de casos. A ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) começará pelo bairro Arapongal Leste, a partir desta terça-feira (6/2). Essa estratégia é fundamental para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti para interromper a cadeia de transmissão da doença. Até o momento, foram realizadas 36 notificações em Registro com: 3 confirmadas, 2 descartadas e 31 aguardando resultado. Do total, 11 notificações foram no Arapongal Leste.

Além dos bairros notificados, a Diretoria Geral de Saúde está planejando ações no centro de Registro, com foco em comércios. Serão realizadas orientações e a entrega de cartazes para impulsionar a promoção e prevenção de saúde relacionada às arboviroses. A permanência da equipe nos bairros varia de acordo com a natureza da ação. O bloqueio pode durar cerca de 3 dias, enquanto a nebulização em casos positivos pode se estender por mais de uma semana, dependendo das condições climáticas.

O BCC é uma ação preventiva com o objetivo de eliminar criadouros em áreas de transmissão. Quando a vigilância epidemiológica recebe notificações de casos suspeitos de dengue, os agentes de combate às endemias passam a realizar bloqueio nas áreas de notificação. O Bloqueio de Transmissão consiste na visitação das casas num raio de 150 metros a partir do caso suspeito. Caso seja confirmado, os agentes realizam a Nebulização, utilizando inseticida UBV (Ultra Baixo Volume) por meio de máquinas costais motorizadas. Esse processo é executado nas residências dos moradores para eliminar os mosquitos transmissores infectados.

ESTRATÉGIAS – A equipe de combate às endemias segue planos de rotina e de contingência, adaptando-se conforme a situação epidemiológica do ano. A escolha de iniciar as ações varia de acordo com a sazonalidade da dengue. É fundamental ressaltar a importância do uso de repelentes, mesmo para aqueles que já testaram positivo, visando evitar a contaminação de mosquitos e a transmissão para outras pessoas.

Além dessas ações específicas, há um trabalho de rotina em todo o município, incluindo a identificação de pontos estratégicos, como borracharias e reciclagens, propícios para se tornarem criadouros, e imóveis especiais, com grande fluxo de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias. Vale destacar que o apoio da população é fundamental para o sucesso dessas ações, colaborando com as equipes e seguindo as orientações para evitar a proliferação da dengue.