3 de março de 2023

Prefeitura recebe relatório para iniciar elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O documento entregue consta 81 propostas que foram elaboradas durante a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), composta pelas diretorias gerais de Saúde, Educação, Assistência, Governo e Desenvolvimento Agrário, receberam na última quinta-feira (2/3), o relatório final com 81 propostas elaboradas durante a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em novembro de 2022.

A partir dos dados apresentados, o Governo Municipal iniciará a construção de Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que será desenvolvido em parceria com a UNESP Registro e Botucatu. A prioridade será a implantação do Banco de Alimentos, criação da secretaria administrativa para a CAISAN e COMSEA e implementação de um setor específico de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Presidente da Caisan e Diretora Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista, afirmou. “Esse processo de política pública em segurança alimentar é pioneiro no Vale Ribeira e tem como o seu principal objetivo o combate à insegurança alimentar, desde a produção até o consumo do alimento”.

Segundo a Nutricionista da Atenção Básica e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Gislene dos Anjos, “A ideia é promover desde a redução da carência nutricional até o excesso de peso, que assola cerca de 60% da população de Registro. A partir da execução do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Prefeitura terá condição, por exemplo, de implementar o Programa Banco de Alimentos e fortalecer a Agricultura Familiar e Orgânica”.

Com o encaminhamento das propostas ao Executivo, a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional inicia nesta sexta-feira (3/3) com a elaboração do cronograma de execução com a parceria da UNESP. A previsão é que seja finalizado até o mês de julho deste ano.