31 de maio de 2022

Raphael Suzuki e Ângelo de Leon vencem a primeira etapa do XVIII Super Open de Xadrez

Os dois registrenses foram os únicos a vencer seis partidas entre 108 competidores de várias cidades do Vale do Ribeira

Com 100% de aproveitamento, Raphael Suzuki e Ângelo de Leon sagraram-se campeões da primeira etapa da maior prova do xadrez regional que foi realizada no último domingo, 28/5, no Ginásio de Esportes da ACER, em Registro.

Os dois registrenses, Angelo é de São Bernardo, mas trabalha no Município, foram os únicos a vencer seis partidas entre 108 competidores de várias cidades do Vale do Ribeira. Foi uma competição bem organizada por Daniele Costa, Ailton Pontes, Marcio Rodrigues, Alex Sanders e Orlando Ferri, que também foi o árbitro principal.

Presença de Cananéia, que trouxe as duas revelações do evento, Yardan Tobias e Gabriella Mateus, ambos da E.E. Geni Cunha e que jogaram nas primeiras mesas na última rodada mostrando um xadrez surpreendente para quem participa pela primeira vez desta competição.

Do lado feminino, a campeã foi Gabrieli de Melo, radicada agora em Registro mas com muitos títulos gaúchos. Ela foi a única a conquistar cinco vitórias, perdendo apenas para Ailton Pontes que ficou em terceiro lugar após ser derrotado por Ângelo na rodada decisiva.

Oito enxadristas fizeram 5 pontos e os milésimo definiram a ordem de classificação. Ailton ficou em 3º lugar, Gabrieli em 4º e Vinícius Chaves em 5º, depois de superar Nilton Hirota na penúltima rodada. Hirota, Felipe Rangel, Michel Audi, Yardan e Fernando Mendes fecharam o bloco dos dez primeiros. Em seguida, com 4,5 vieram Pedro Feijó, Samuel Viana, Renato Cabeça e Vinicius Soares.

Destaque para o retorno dos enxadristas após longa pausa pela pandemia; Jobson Nascimento de Juquiá, Caio Rafael e Vinicius Soares de Pariquera-Açu, os irmãos Jean, Pedrinho e Renan, de Indaiatuba, Alex Sanders, Diretor da ETEC de Registro, que já venceu uma etapa, assim como Márcio Rodrigues do Instituto Federal. O Super Open contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Edinho Endo e do ex-Secretário de Fazenda e Orçamento, Marcio Bandeira.

A Prefeitura de Registro deu o apoio com lanches para todos os participantes e um bom público acompanhou a competição, com muitos pais na torcida. Destaques para as escolas do SESI, Colégio Lantagi, E.E. Koki Kitajima e E.E. Irene Machado. Também marcaram presença a ETEC de Registro, Instituto Federal de Registro, E.E. Fabio Barreto, E.E. Alay Correa, E.E. Massako Osawa Hirabayashi, E.E. Elza Orsini e E.M. Alberto Bertelli. Ilha Comprida participou coma uma das maiores delegações. Foram entregues medalhas aos cinco primeiros de cada categoria, masculino e feminino.

A segunda etapa deverá acontecer no mês de junho. Outras estão previstas na Ilha Comprida e no Instituto Federal.