Raphael Suzuki e Ângelo de Leon vencem a primeira etapa do XVIII Super Open de Xadrez
Os dois registrenses foram os únicos a vencer seis partidas entre 108 competidores de várias cidades do Vale do Ribeira
Com 100% de aproveitamento, Raphael Suzuki e Ângelo de Leon sagraram-se campeões da primeira etapa da maior prova do xadrez regional que foi realizada no último domingo, 28/5, no Ginásio de Esportes da ACER, em Registro.
Os dois registrenses, Angelo é de São Bernardo, mas trabalha no Município, foram os únicos a vencer seis partidas entre 108 competidores de várias cidades do Vale do Ribeira. Foi uma competição bem organizada por Daniele Costa, Ailton Pontes, Marcio Rodrigues, Alex Sanders e Orlando Ferri, que também foi o árbitro principal.
Presença de Cananéia, que trouxe as duas revelações do evento, Yardan Tobias e Gabriella Mateus, ambos da E.E. Geni Cunha e que jogaram nas primeiras mesas na última rodada mostrando um xadrez surpreendente para quem participa pela primeira vez desta competição.
Do lado feminino, a campeã foi Gabrieli de Melo, radicada agora em Registro mas com muitos títulos gaúchos. Ela foi a única a conquistar cinco vitórias, perdendo apenas para Ailton Pontes que ficou em terceiro lugar após ser derrotado por Ângelo na rodada decisiva.
Oito enxadristas fizeram 5 pontos e os milésimo definiram a ordem de classificação. Ailton ficou em 3º lugar, Gabrieli em 4º e Vinícius Chaves em 5º, depois de superar Nilton Hirota na penúltima rodada. Hirota, Felipe Rangel, Michel Audi, Yardan e Fernando Mendes fecharam o bloco dos dez primeiros. Em seguida, com 4,5 vieram Pedro Feijó, Samuel Viana, Renato Cabeça e Vinicius Soares.
Destaque para o retorno dos enxadristas após longa pausa pela pandemia; Jobson Nascimento de Juquiá, Caio Rafael e Vinicius Soares de Pariquera-Açu, os irmãos Jean, Pedrinho e Renan, de Indaiatuba, Alex Sanders, Diretor da ETEC de Registro, que já venceu uma etapa, assim como Márcio Rodrigues do Instituto Federal. O Super Open contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Edinho Endo e do ex-Secretário de Fazenda e Orçamento, Marcio Bandeira.
A Prefeitura de Registro deu o apoio com lanches para todos os participantes e um bom público acompanhou a competição, com muitos pais na torcida. Destaques para as escolas do SESI, Colégio Lantagi, E.E. Koki Kitajima e E.E. Irene Machado. Também marcaram presença a ETEC de Registro, Instituto Federal de Registro, E.E. Fabio Barreto, E.E. Alay Correa, E.E. Massako Osawa Hirabayashi, E.E. Elza Orsini e E.M. Alberto Bertelli. Ilha Comprida participou coma uma das maiores delegações. Foram entregues medalhas aos cinco primeiros de cada categoria, masculino e feminino.
A segunda etapa deverá acontecer no mês de junho. Outras estão previstas na Ilha Comprida e no Instituto Federal.

VEJA MAIS
Prefeitura de Registro inaugura unidade do programa Cozinhalimento no CRAS Nosso Teto
Festival da Cidade celebra os 79 anos de Registro com programação especial gratuita
Registro recebe 1ª Parada do orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival +Diversidade
Escola de Judô Mauro Sakai fica em 3º lugar no Torneio Toraichiro Suzuki
Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública