Registro abriga primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro
O projeto beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas e conta com os mais de 180 racks de baterias que ocupam uma área de aproximadamente 5 mil m².
Na última sexta-feira (24/3), aconteceu a inauguração do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro. Marco histórico para o setor elétrico nacional, o projto foi realizado pela ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País. Tecnologia foi implementada para evitar a interrupção de energia no litoral sul do Estado de São Paulo e ampliar a integração de fontes renováveis.
“Estamos muito orgulhosos em receber algo tão grandioso e de grande importância na nossa cidade, sendo a primeira da América Latina a receber esse tipo de tecnologia. Isso mostra que Registro tem vocação logística e tecnológica, principalmente para contribuir com o ecossistema de inovação do Município. Inclusive criamos uma serie de dispositivos legais para tornar a nossa cidade mais receptiva para novos empreendimentos, sempre considerando a sustentabilidade e inovação, e a capacidade de gerar emprego de alta qualidade e renda, dinamizando nossa cadeia produtiva.”, afirmou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota.
Os sistemas de baterias têm 30 MW de potência, são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas, além disso, foi recém-energizado na Subestação de Registro, uma das responsáveis pelo abastecimento do Litoral Sul de São Paulo, atuando nos momentos de pico de consumo durante o verão, como um reforço à rede elétrica.
O projeto beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas, com os mais de 180 racks de baterias que ocupam uma área de aproximadamente 5 mil m², o equivalente a metade de um campo de futebol. Em novembro do ano passado, já realizou o primeiro “peak shaving”, ou seja, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento.
A solução, além de menos poluente, não causa o mesmo ruído dos geradores e elimina o transporte de diesel para manter o contínuo abastecimento dos equipamentos, o que também contribui para a descarbonização do sistema. Com isso, em dois anos da tecnologia em operação, será evitada a emissão de 1.194 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE), e a realização de obras em áreas de preservação ambiental.
“Temos convicção de que esse empreendimento, além de ser um grande laboratório setorial, com capacidade de permitir que o país avance ainda mais em tecnologias e conexões de fontes renováveis, será um catalisador da nossa transição energética em direção a uma matriz energética 100% limpa”, completou o Diretor-Presidente da ISA CTEEP, Rui Chammas.


VEJA MAIS
Prefeitura de Registro inaugura unidade do programa Cozinhalimento no CRAS Nosso Teto
Festival da Cidade celebra os 79 anos de Registro com programação especial gratuita
Registro recebe 1ª Parada do orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival +Diversidade
Escola de Judô Mauro Sakai fica em 3º lugar no Torneio Toraichiro Suzuki
Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública