13 de novembro de 2023

Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública

Cidade foi reconhecida na categoria Sustentabilidade. Pela segunda vez, também foi destaque na categoria Saúde e Bem-Estar.

A cidade de Registro foi reconhecida pelas ações de Sustentabilidade e conquistou o Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, o “Oscar” da Gestão Pública”, entre os municípios com 30 mil e 100 mil habitantes do Estado de São Paulo. A Capital do Vale também foi finalista, entre os três melhores do Estado, na categoria “Saúde e Bem-Estar”, pelo segundo ano consecutivo. O Prefeito Nilton Hirota, acompanhado pela primeira-dama, Eliane Yamamaru, recebeu o prêmio em mãos na sede do Grupo Bandeirantes, em São Paulo, na noite do último domingo (12/11).

Todo estudo foi realizado pelo Instituto Aquila, que considera os dados processados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma de tecnologia e inovação que, por meio de um algoritmo próprio, consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias de todas as 5.568 cidades brasileiras. A plataforma contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares estruturais de gestão pública: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na categoria Sustentabilidade, Registro concorreu com as cidades de Adamantina e Boituva, e conquistou o primeiro lugar com a nota 82.05. Para essa categoria, foram considerados os seguintes requisitos: Arborização urbana; Atendimento à coleta seletiva urbana; Recuperação de materiais recicláveis; Perdas na distribuição de água; Veículos com baixa emissão de poluentes; Concentração de focos de calor; Emissão de gases de efeito estufa por habitante; Consumo médio de água; Segurança hídrica; Gestão de riscos e desastres; Impacto ambiental.

Já na categoria Saúde e Bem-Estar, o município, que conquistou o segundo lugar com a nota 74.54, concorreu com as cidades de Jaguariúna e Votuporanga. Foram considerados os seguintes requisitos: Cobertura da atenção primária; Expectativa de vida ao nascer; Leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; Profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes; Indicador sintético final do Previne Brasil; Taxa de mortalidade infantil; Cobertura vacinal e Aplicação saúde – mínimo constitucional.

“Fico muito feliz e horando em receber esse reconhecimento para o município. Das três edições do Prêmio Band Cidades Excelentes, já participamos de duas. Em 2021, fomos destaques na categoria Saúde e Bem-Estar. Esse ano fomos reconhecidos por essa categoria novamente e vencemos em Sustentabilidade. Tudo isso é fruto do nosso trabalho pela população. Quero agradecer todos os servidores municipais que contribuíram para esse reconhecimento. Sem a dedicação dessa equipe, tudo isso não seria possível”, disse o Prefeito, Nilton Hirota. Vale destacar que a cidade também recebeu uma nota significativa em Infraestrutura e mobilidade urbana: 89.37.

Para Daniella Batista, Diretoria Geral de Agricultura e Meio Ambiente, investir em Sustentabilidade também é pensar no futuro das próximas gerações. “Essa vitória é o resultado do nosso comprometimento em promover políticas sustentáveis e ambientais para a cidade, e reforça o nosso empenho contínuo em construir um futuro melhor para a população registrense. Acreditamos que a sustentabilidade vai além do presente; é também um compromisso com o futuro das próximas gerações. Parabéns a todos que contribuíram para esse sucesso significativo!”.