4 de outubro de 2022

Registro participa de encontro de rotas gastronômicas do Estado

Com o objetivo de garantir o avanço de roteiros que dão visibilidade a pequenos produtores de cafés, chás, palmitos, cachaças, vinhos, queijos, charcutaria e doces paulistas, agentes públicos, privados e representantes da sociedade civil se reúnem em encontro em São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa participou na última quinta-feira (29/9) do primeiro Encontro de Integração do Turismo e da Gastronomia de SP. A iniciativa, resultado da parceria entre a Secretaria de Turismo e Viagens de SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Mundo Mesa, resultou na criação de um fórum permanente para acompanhar o desenvolvimento de cada uma das rotas que integram as 20 regiões turísticas de todo o estado.

Os roteiros são formados por 210 produtores de destaque da culinária regional e representam 170 municípios paulistas com grande vocação para a gastronomia. A partir de documentários promocionais produzidos pela Secretaria de Turismo e Viagens e o apoio de chefs como Morena Leite, Carole Crema, Eudes Assis e Ivan Achcar, os produtores têm ganhado visibilidade nacional.

Registro, que integra a Região Caminhos da Mata Atlântica/ Vale do Ribeira, esteve representada com o Chá Artesanal e Orgânico do Sítio Shimada, Teresinha Eiko Shimada. Para a Diretora de Políticas Públicas de Turismo, Maurizia Moura que representou o Poder Público municipal, é fundamental que o turismo seja planejado e construído em coletividade. “Articular com atores locais para incentivar o setor de Turismo, por meio da participação em ações assertivas, como é o caso das Rotas Gastronômicas, é muito importante para a cidade e para a região do Vale do Ribeira. O Turismo é um grande vetor de desenvolvimento econômico e deve ser realizado através de três importantes pilares: Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Sem esse elo fortalecido, é impossível desenvolver adequadamente o turismo.”

Como a gastronomia é um ativo cada vez mais valorizado no turismo, aparecendo entre as principais motivações de viagem, segundo pesquisa da Organização Mundial do Turismo, ainda foram debatidas estratégias para comercializar os produtos artesanais e realizada uma rodada de negócios.