7 de outubro de 2022

Registro participa de evento sobre “Gestão Integrada da Água” da rede Mercocidades

O objetivo da iniciativa era fornecer ferramentas aos governos participantes para melhorar suas estratégias de resiliência, com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos, considerando também os impactos causados pela pandemia

Registro foi selecionado para participar da 5ª Escola de Resiliência realizada no Uruguai, pela rede Mercocidades. Com o tema “Gestão Integrada da Água”, o treinamento ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro, junto a 25 representantes de governos locais da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O objetivo da iniciativa era fornecer ferramentas aos governos locais para melhorar suas estratégias de resiliência, desta vez com foco na gestão sustentável da água e dos recursos hídricos, considerando também os impactos causados pela pandemia.

Registro iniciou o trabalho de elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência a Mudança do Clima, em 2021, a partir da participação do Programa Municípios Paulistas Resilientes do Governo de São Paulo. Desta forma, com os dados desta experiência, foi possível atender aos requisitos necessários para fazer parte deste treinamento financiado pela rede Mercocidades, da qual Registro faz parte desde 2021, graças ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista, responsável por este projeto, foi quem representou Registro no evento. “A participação nesta Escola de Resiliência vem nos apoiar na consolidação técnica do assunto e propiciar a replicação de informações em todas as demais secretarias da Prefeitura e entidades que serão envolvidas na elaboração da Estratégia de Resiliência do Município, principalmente quando tratamos sobre inundação, aumento intenso da temperatura e mudança no calendário das chuvas”.

Registro passa a fazer parte desta rede estratégica de resiliência climática, o que potencializa o acesso a financiamentos de projetos de adaptação, como redes de drenagem, adequação de áreas de risco de inundação, planos de arborização e áreas verdes, gestão de resíduos sólidos, entre outros temas que afetam direta ou indiretamente as estratégias de adaptação.