2 de junho de 2023

Registro participa de visita técnica em usina do Vale do Paranapanema para operar maquinário no Vale do Ribeira

A unidade tem capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas de resíduos por hora, transformando-o em brita que será aproveitada pelos municípios para recuperação de estradas rurais, ruas, guias e sarjetas nas cidades consorciadas do CODIVAR.

Uma comitiva com integrantes da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CODIVAR e Técnicos do CONSAÚDE, composta por representantes das cidades de Registro, Miracatu, Cananeia, Sete Barras e Tapiraí, realizaram na última quarta-feira (31/5), em Assis/SP, visita técnica no CIVAP Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema para conhecer o processo de beneficiamento do Resíduo de Construção Civil em Usina Móvel, que opera desde 2010.

O intercâmbio se faz necessário porque na última semana foi entregue pelo Governo do Estado uma nova Usina de Tratamento de Resíduos de Construção Civil (RCC), que beneficiará 27 municípios dos consórcios CODIVAR e CONSAÚDE.

A unidade tem capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas de resíduos por hora, transformando-o em brita que pode ser aproveitada pelos municípios para recuperação de estradas rurais, ruas, guias e sarjetas da cidade. A grande vantagem deste modelo é que o maquinário se locomove para regiões onde for necessário para a realização do serviço.

Segundo a Diretoria Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CODIVAR, Daniella Batista, a visita foi fundamental para a elaboração do planejamento de uso do novo equipamento. “As informações operacionais e administrativas foram essenciais para construção do Plano de Trabalho da Usina do Vale do Ribeira. O resíduo da construção civil é nobre e bem gerido trará muitos benefícios para região, como a utilização da manutenção das estradas rurais”.

De acordo com os dados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), 74,2 mil toneladas de RCC são gerados diariamente em território paulista, representando mais de 50% de todos os resíduos sólidos urbanos coletados no Estado. Deste total, menos da metade são reciclados, o que demonstra a importância do equipamento para conter este passivo ambiental dentro dos nossos municípios.

A Usina Móvel de Tratamento de Resíduos da Construção Civil é um equipamento concedido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e Meio Ambiente – SIMA, com repasse do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, com valor estimado em R$ 3.232.500,00.

A visita ainda contou com a participação da Chefe da Seção de Meio Ambiente de Miracatu, Sonia Castanho; Diretora de Planejamento do CONSAÚDE, Márcia Aparecida da Cruz; Diretor de Meio Ambiente de Sete Barras, Caio Stenio Almeida e Diretor de Meio Ambiente e Agricultura de Tapiraí, Jean Marcicano.